Vinhos de verão, em boa companhia

Sol, mar, praia, amigos e um bom copo de vinho na mão. Algumas propostas que harmonizam com a época estival e os momentos de partilha.

CHATEAU D’ESCLANS, WHISPERING ANGEL 2020, PROVENCE
QUINTA NOVA, COLHEITA 2020, DOURO
NINFA, MARIA GOMES 2019, TEJO
HERDADE DO SOBROSO CELLAR SELECTION, ALENTEJO 2020
SOALHEIRO TERRAMATTER 2019, VINHO VERDE
BOERL & KROFF ‘B, BOERL & KROFF’ BRUT
previous arrow
next arrow
 

Escolher vinhos para o verão nem sempre é tarefa fácil, visto existirem tantos e diferentes tipos que se ajustam à temporada e ao seu espírito. Quando o assunto é verão, pensamos em vinhos frescos, aromá- ticos, com uma intensidade ao nível do sabor e riqueza que possa ir de encontro a algum petisco ou iguaria. Por outro lado, têm de ser capazes de harmonizar com um final de tarde descontraído, a solo. E porque, inevitavelmente, todos os anos temos “modas” dos vinhos e seus estilos, acreditamos ter chegado a hora dos rosés e dos vinhos brancos descontraídos. Os rosés apresentam cada vez mais uma cor suave, alegre, onde imperam os aromas frutados e florais com sabores envolventes. Por seu turno, os vinhos brancos são cada vez mais elegantes e cheios de qualidades. Aqui chegados, resta-nos sugerir-vos um périplo por Portugal através de um bom copo de vinho. E se a sua escolha é importante, desfrutá-lo será ainda mais! Bom verão, na melhor companhia!

VINHOS ROSÉS

CHATEAU D’ESCLANS, WHISPERING ANGEL 2020, PROVENCE – Aromático, frutado e envolvente, com sabor seco e refrescante, frutado e final apetecível. Ideal para beber com os amigos ao final da tarde depois de um dia de trabalho. Escolha acertada para almoços demorados ao fim de semana e ao som de um bom jazz!

QUINTA NOVA, COLHEITA 2020, DOURO – Com notas frescas, frutadas e florais que cativam o aroma. No palato, apresenta-se seco. A boa acidez confere-lhe elegância e frescura, com a nota floral evidente. Final prolongado. Ideal para um dia de praia ao fim de semana e a escolha acertada para levar para casa dos amigos. Excelente ao som de Marisa ou de Ana Moura!

VINHOS BRANCOS

NINFA, MARIA GOMES 2019, TEJO – Aroma floral, flores brancas, envolvente, com notas frescas dadas pelo terroir único da região. Sabor seco, acidez presente, mineral a notar-se, frescura e elegância, bom corpo e final único e persistente. Ideal para noites de primavera ou verão. Escolha acertada para petiscos e carnes grelhadas. Excelente ao som de Michael Bubblé.

HERDADE DO SOBROSO CELLAR SELECTION, ALENTEJO 2020 – Rico de aromas, com frutos maduros, toque floral ligeiro onde a madeira está presente, equilibrando o conjunto. Sabor seco, acidez presente, frutado e floral. Encorpado e final muito intenso. Ideal para oferecer ao chefe ou ao melhor amigo. Escolha acertada para levar para um jantar especial, onde imperam grandes vinhos.

VINHO VERDE

SOALHEIRO TERRAMATTER 2019 – Não filtrado para manter a tensão e aroma. Fresco e aromá- tico, com notas citrinas a lembrar lima e ananás verde! Refrescante no aroma. Sabor seco, boa acidez, citrino e mineral. Bom corpo e final desconcertante. Ideal para beber sozinho ao final do dia de trabalho. Escolha acertada para refeições com amigos na praia. Ideal com música R&B.

CHAMPANHE

BOERL & KROFF ‘B, BOERL & KROFF’ BRUT – Elaborado com as castas nobres da região de Champagne, Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier, este champanhe cativa pelas notas aromáticas de fruta madura e notas de tosta de madeira elegantes. No palato, apresenta uma “mousse” suave e envolvente. Frutado, sedoso, bom corpo e final entusiasmante. Ideal para celebrar a vida ou, apenas, para desfrutar de uma boa música na esplanada ou jardim. Escolha acertada para petiscar e jantares tardios junto ao mar! Excelente com qualquer música.

Por Cláudio Martins e Rodolfo Tristão (Martins Wine Advisor 2021).

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes