Aria: Gucci e Balenciaga, ligações de peso

100 anos após a fundação da Gucci, Alessandro Michele reflete sobre a sua visão pessoal da história da casa no seio da nova coleção: Aria.

previous arrow
next arrow
Slider

No ano do centenário da Maison, Michele abre as portas da história, para ir ao encontro de uma visão profundamente pessoal de toda a mitologia que cerca a marca. Elementos e inspiração são colhidos, aqui e ali, de vários marcos da Gucci, no tempo e no espaço, e tornados seus, numa série de experiências realizadas dentro do chamado “laboratório de hacking feito de incursões e metamorfoses” do Diretor Criativo – a partir das suas notas do desfile -, e, em última análise, representando expressões de referência e homenagem.

À luz deste património, as referências equestres são uma presença constante e inequívocas, surgindo em acessórios que se transformam em objeto de desejo, ou mesmo como verdadeiros equipamentos de equitação.
Os toques são embelezados com as palavras “Savoy Club” numa homenagem ao Savoy Hotel em Londres, onde o fundador Guccio Gucci trabalhou como liftboy (rapaz do elevador) durante a sua juventude, observando o jet set que, décadas depois, faria viajar o GG Canvas – outro tema importante em Aria – por todo o mundo. Acenos à estética do anterior nome de peso na Gucci, Tom Ford, estão presentes, lado a lado, com peças “roubadas” de Demna Gvasalia, da Balenciaga. A presença da luz em Aria é penetrante e intencional, revestindo a passarela e permeando a coleção de bordados de lantejoulas, cristalizados em garras em forma de coração – uma manifestação deslumbrante do que está no centro da Casa; o que a ilumina a partir de dentro – no final do filme da campanha de Aria, um desses corações é atirado para o céu, de volta ao universo, de volta às suas origens. Nas suas anotações sobre a coleção, Alessandro Michele afirma: “O mito da fundação é reabitado à luz do presente”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

Ana Abalroado Santos

A Store Manager da Bvlgari Lisboa tem uma ligação estreita, emocional e de longa data,