Dia Mundial da Terra – There’s no Planet B

Segundo um estudo conduzido pela McKinsey, dois terços da geração dos millennials estão dispostos a gastar mais em marcas de roupa que dão prioridade à sustentabilidade.  

Tote-bag EARTH para a No More Plastic com Angela Fink
Brincos Lattice 18 ct Gold Pearl & Diamond Net
Stella Mccartney Falabella Raffia Medium Tote
Bogdard, Lisa, tree-friendly viscose blazer
Rag & Bone Miramar collection
Zouri, Kame em azul
Ecoalf, flip-flop Algum (women)
Balenciaga Pre-Fall 2021 collection
previous arrow
next arrow
 

Tote-bag EARTH para a No More Plastic com Angela Fink O tote EARTH foi co-desenhado por Angela Fink, como parte da causa 7 women, 7 causes, e a fundadora da DeMellier, Mireia Llusia-Lindh. Além de criar carteiras, a missão de DeMellier é ser uma influência positiva na indústria da moda. 7 women, 7 causes é uma colaboração sem fins lucrativos que junta Mireia Llusia-Lindh e seis mulheres talentosas e inspiradoras: Oumayma Elboumeshouli, Angela Fink, Fong Min Liao, Natasha Ndlovu, Tania Sarin e Christie Tyler. Com a renomada DeMellier, estas mulheres co-projetaram uma coleção cápsula de 7 carteiras de alta qualidade, cada uma apoiando a instituição de caridade selecionada pela mulher que a desenhou e com a palavra evocando a causa que defendem. 100% dos lucros obtidos com a venda das carteiras são doados às instituições de caridade escolhidas: War Child, No More Plastic, PEERS, The Black Curriculum, #HashtagLunchbag, Malala Fund e SOS Children’s Villages.

Lattice 18ct Gold Pearl & Diamond Net Earrings Mergulhe fundo num oceano de joias com a coleção Hidden Reef, trabalhada com vibrantes formações de safira. Os brincos são feitos em ouro amarelo 18 K e incrustados à mão com 66 pedras preciosas. Duas pérolas douradas brilhantes situam-se dentro de teias em cascata, uma rede de diamantes. Acabamento alto brilho. Cada pérola dourada é obtida diretamente de um único fornecedor artesanal na província filipina de Iloilo. Como forma de apoio pelo seu trabalho em manter os oceanos saudáveis, 10% das vendas da Lattice são doados à No More Plastic, fundação sem fins lucrativos de preservação dos oceanos. 

Stella McCartney é uma das marcas pioneiras da moda sustentável que tem ações sustentáveis desde a sua criação. A marca tem vindo, a cada ano, a apostar neste caminho e hoje todos os produtos são feitos com tecidos de matérias-primas sustentáveis, como nylon e poliéster reciclados e algodão orgânico. A icónica Falabella é uma carteira de luxo vegan, reconhecível pela corrente de corte diamante, silhueta molde e cruelty free.

Lisa, da Bogdard é uma peça clássica e intemporal, feita a partir de viscose ‘amiga das árvores’ – em vez de ser feita de celulose proveniente de árvores ou plantas, esta viscose vem dos resíduos da lavoura de algodão, habitualmente deitados fora. Silhueta esguia, cintura estreitada, ombros levemente acolchoados e botão único na frente. A peça apresenta o botão martelado da marca, inspirado em joias – nesta temporada em ouro rosa. Pode combinar com as calças Lea. Totalmente forrado, é produzido segundo uma política transparente e consciente nas instalações da família, em Vidin, Bulgária.  

Rag & Bone é uma das marcas de luxo que aposta na sustentabilidade, nomeadamente com um programa de reciclagem de jeans. Fundada por Marcus Wainwright e Nathan Bogle em 2002, apenas trabalha com os melhores fornecedores, ao nível do acabamento e qualidade artesanal. A mistura da estética moderna de Nova Iorque com o streetwear britânico descontraído está presente na totalidade das suas coleções, masculina e feminina. Em 2017, a Rag & Bone estabeleceu uma parceria com a Blue Jeans Go Green da Cotton Incorporated para lançar um programa de reciclagem de jeans que incentiva os clientes a deixarem os seus jeans usados na loja da marca. Após a sua doação, são reciclados e transformados em isolamento térmico para residências privadas.

TODOS OS ANOS, MAIS DE 22 MILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICO ACABAM NO OCEANO

A Zouri é uma marca portuguesa de calçado eco-vegan que utiliza lixo plástico da costa portuguesa combinado com materiais ecológicos e sustentáveis. Com a ajuda de um grupo de seiscentos voluntários de instituições locais, ONGs e escolas, a marca empreendeu uma notável iniciativa de limpeza da costa nacional! Como resultado, a Zouri retirou 1 tonelada de plástico das praias portuguesas. Fabricado em Guimarães, de forma justa e ética, cada par de ténis tem o mesmo pormenor e perfeição. Na compra dos ténis, o cliente recebe uma descrição de todos os materiais usados na sua produção, quantidades e localização do plástico bem como o nome das pessoas que estiveram envolvidas no fabrico do seu Zouri.

Ecoalf é uma das marcas do momento no que respeita a ready-to-wear descontraído, premium e comprometido com a causa da defesa do planeta Terra. Por diversas vezes premiada, a marca espanhola recebeu em 2021 o Prémio Freundin Perfect Piece 2021 na categoria “Loungewear”; em 2020, o seu fundador, Javier Goyeneche, havia sido premiado como um dos ‘Innovadores Sociales del año (2020) pela Fundación Schwab para el Emprendimiento Social, uma filial do World Economic Forum, por “revolucionar a indústria da moda e abrir caminho em direção a um futuro sustentável.” Este prémio representa um enorme ganho para aquele país, uma vez que Goyeneche é o primeiro espanhol a receber este título e o único Emprendedor Social 2020 galardoado na Europa. Escolhemos duas peças: as chinelas com sola em 75% EVA e 25% algas e a tira em 100% borracha, e a sweater em 50% algodão orgânico e 50% algodão orgânico vegan.

Com direção criativa de Demna Gvasalia, a coleção Pre-Fall 2021 da Balenciaga aposta em materiais sustentáveis, certificados ou reciclados, e impressões mais amigas do ambiente. Destaque para a variedade de T-shirts e hoodies com a assinatura “GAY Pride”, vestidos floridos usados com long-sleeved T-shirts, casacos e calças largas.  

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes