Fátima Magalhães, dressing for success

A CEO do grupo Focuspremium, do qual dependem vários projetos satélite entre eles a revista de lifestyle de luxo F Luxury, não tem tempo a perder! Os seus dias começam cedo e são cheios – a agenda aberta em cima da mesa confirma-o; o smartphone não o desmente. Nestas páginas, Fátima Magalhães, revela-nos como conseguiu chegar até aqui, dando-nos a conhecer um pouco sobre os desafios enfrentados, os sucessos alcançados, as metas a atingir. Vestida para o sucesso, e despida de preconceitos, o seu lema é “parar é morrer”.

Destemida, voluntariosa, espírito curioso e mente assertiva, esta empresária de descendência angolana e portuguesa não se detém perante as adversidades. A sua forma de estar denuncia, em boa medida, uma educação em que as viagens e a aprendizagem foram uma constante. Bebendo dos pais a mesma sede de conhecimento. A mesma vontade de fazer. Filha de mãe angolana e de pai português, Fátima habitou-se desde cedo a cruzar fronteiras, vivendo entre África e a Europa, nomeadamente Luanda, Lisboa e Zurique, daí recolhendo experiências que até hoje se verificam tão úteis.

A formação em Química e o gosto pela Comunicação, aparentemente antagónicos, revelam-se duas valências de enorme importância para quem, como ela, gere uma empresa e uma equipa. A capacidade de análise e os skills de gestão aliados à observação, à poesia do belo e do bom, à capacidade de transversalmente comunicar moda, beleza, decoração, para referir alguns, são ferramentas fundamentais.

Foi valioso contributo, ainda, a sua passagem pelo departamento comercial da Mercedes-Benz em Luanda, onde esteve durante 10 anos, evoluindo depois para as áreas de gestão e marketing, e a abertura de lojas no segmento premium em Angola e Portugal, que rapidamente alcançaram enorme sucesso. No seu conjunto, contribuíram para acentuar ainda mais a curiosidade pelas áreas da sua preferência, bem como o gosto e know-how pelo lifestyle, de um modo geral.

“Li há pouco tempo que a forma mais eficaz de aumentar rapidamente a igualdade de género na área das Ciências seria equipar as redações das publicações profissionais do setor com editoras. A American Political Science Review fez isso em 2020, nomeando uma equipa de editoras para diversificar as suas fontes de pesquisa e autores”, conta-nos. “Não que eu seja uma feminista, mas gostaria de ver mais mulheres em cargos de topo, em lugares-chave, porque a nossa capacidade de trabalho, a elasticidade mental e capacidade criativa são imensas e seria importante ver estas qualidades aplicadas a mais áreas”.

Perseguir o sonho é alimento. Fátima nutre-se de desafios e metas. E por desejar continuar a crescer como Mulher e Empresária, viu ser boa hora lançar uma publicação que fosse ao encontro do seu estilo de vida e dos seus gostos – e de tantos outros -, que desse a conhecer o que de melhor e mais exclusivo se faz em Portugal e no mundo. Nasceu, assim, a revista F Luxury, e pouco tempo depois o seu website e a App, além das redes sociais que lhes estão associadas.

“Ao mesmo tempo que o apelo das raízes me levou a fixar residência em Portugal, senti que a minha paixão pela Comunicação poderia ter aqui uma base sólida. Sem nunca esquecer e deixar Angola, lancei a F Luxury a pensar numa audiência exigente, que valoriza a informação de qualidade em torno das mais recentes tendências dos vários mercados, seja a joalharia, a decoração, a hotelaria, a beleza ou a moda. Criei este projeto a pensar num público premium lusófono, tendo em conta os mercados português e angolano. E por se tratar de uma extensão da Focuspremium, empresa de organização de eventos exclusivos, entre outros serviços, e umbrella dos demais projetos, a F Luxury atua como um importante reforço do panorama editorial com posicionamento A+, e é hoje uma referência e um guia para leitores que privilegiam o melhor.”

Na qualidade de CEO da Focuspremium e da F Luxury, Fátima desenvolve o seu trabalho num mercado com o qual se identifica. “Na minha ótica, para se alcançar o sucesso é preciso ter ideais, alimentar sonhos, mas depois é fundamental arregaçar as mangas e lutar. Em suma, tornar as ideias realidade. Encaro a vida mantendo o espírito sempre aberto e jovem, e alimentando uma vontade permanente de fazer mais e melhor, de voar ainda mais alto e crescer como pessoa e como profissional”. Perseverante e otimista, Fátima Magalhães é o exemplo vivo de como é possível concretizar os sonhos e dar asas à vocação. Tudo isto assente numa enorme capacidade de trabalho e de exigência.

Passaram seis anos desde o lançamento da primeira edição da F Luxury e Fátima Magalhães não se arrepende nem uma linha. Nem um parágrafo. “Foi, e está a ser, extremamente compensador, independentemente de todos os desafios, liderar este projeto. A F Luxury é um título vencedor, temos do nosso lado empresas e marcas de sucesso, alinhadas com o nosso posicionamento, e um núcleo de leitores, no papel e no digital, que nos confirmam que esta caminhada, lado a lado, tem vindo a valer a pena”.  

Superando todas as expectativas, e num reflexo de todo o trabalho empreendido, a marca cresceu! Para além da venda em banca, em Portugal e Angola, a F Luxury está presente no universo digital, com um site dinâmico e diariamente atualizado – www.fluxurymagazine.com -, complementada com a App para IOS e Android. A F Luxury está ainda disponível no Quiosque Digital da companhia aérea TAP, e pode ser lida a bordo dos seus aviões, nas classes Top Executive e Executive, em todos os voos.

Depois da F Luxury, a revista, nasceu a ideia do F Club, o clube. De cariz empresarial, para dar voz e palco a todas as mulheres empresárias, este clube reúne num almoço exclusivo, a cada dois meses, mulheres, empresárias e empreendedoras, tendo por base temas da atualidade e a gastronomia como pano de fundo. Abrangendo todas as áreas e setores, o F Club nasce ainda com a missão de juntar parceiros já conhecidos da Focuspremium e da F Luxury, que aqui podem promover os seus projetos, de forma mais próxima. O almoço, desenvolvido num formato intimista, convida ao encontro e à partilha, ao debate, e é uma oportunidade de fazer parte de uma reflexão conjunta sobre liderança feminina, igualdade de género e os desafios da mulher contemporânea. Não se julgue, contudo, tratar-se de um clube sexista, pois os homens são igualmente bem-vindos. “Apenas é nosso objetivo dar o palco às mulheres, serem elas as protagonistas e as principais beneficiadoras destes almoços”, afirma Fátima. O F Club estende o seu caráter democrático à forma como está desenhado, disponibilizando vários pacotes ajustados a cada objetivo. “Se apenas quiser participar nos almoços, tem uma categoria para tal. Se desejar, para além disso, usufruir de destaque com uma entrevista ou reportagem na F Luxury ou participar ativamente num dos almoços com a sua marca, tem opções nesse sentido”, acrescenta. Os vários pacotes desdobram-se em Bronze, Silver, Gold e Platinum e estão disponíveis para consulta e adesão no site www.focuspremium.com.

Prestes a ver a retoma destes encontros bimestrais, depois de um período de paragem forçada, e sem tempo a perder, Fátima decidiu dar ainda mais ao seu público, e para tal inaugurou a plataforma de vendas online de luxo, F Shop. Aqui, é possível adquirir algumas das marcas que a F Luxury escolhe para as suas páginas, das produções de moda às propostas de shopping, em linha com os mesmos critérios de exclusividade, novidade e estética apurada. Marcas como Sensai ou Roberto Cavalli estão disponíveis para venda em euros e kuanzas, e as propostas são atualizadas regularmente.

Last but not least, e dando seguimento a este percurso de extensão da marca F, debaixo do umbrella Focuspremium, Fátima inaugurou muito recentemente a secção Luxury Guide, um canal no site que direciona os leitores para todas as lojas online do mundo.

Como se lê no seu editorial da edição especial de 6º Aniversário, F é a letra que comanda os seus projetos. F de Foco? Também, porque foco é o seu motor. Mas, e aproveitando para esclarecer os leitores, F de Focuspremium. O projeto base e aquele que criou as raízes para outros projetos florescerem. “Porque Focuspremium é a razão do F que dá nome à revista, ao clube, à loja e a tudo o que ainda poderá vir a nascer. É uma importante plataforma para o estabelecimento de maior envolvência entre os nossos clientes e parceiros. É como a árvore, de tronco resistente e maciço. E foi com a Focuspremium que tudo começou!”, diz-nos. Aqui, estabelecem-se parcerias de excelência na organização de qualquer tipo de evento, ajuda-se na construção da imagem de uma marca ou empresa, na gestão e planeamento da sua divulgação e no delineamento de metas a atingir. “Na Focuspremium procuramos e desenvolvemos, sempre em estreita parceria com o cliente, a melhor forma de atingir os seus objetivos. E propomos-lhe os melhores recursos nas mais diversas áreas da sua especialização”.

F, dizemos nós, também poderia ser de Fátima. O final? É feliz e promete dar mais histórias de sucesso para aqui partilharmos. Afinal, boas histórias merecem ser contadas. E as inspirações são sempre bem-vindas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados