Bamboo, da Vibia, ilumina os jardins da Government House em Sydney

A Government House, um edifício icónico com 175 anos no centro da cidade de Sydney, Austrália, perto da famosa Opera House, é a residência oficial do governador de New South Wales e abriga uma coleção impressionante de pinturas históricas, móveis e arte decorativa do período colonial australiano.

previous arrow
next arrow
Slider

Além dos magníficos salões, os extensos jardins deste edifício único atraem os visitantes. O aterro voltado para leste foi recentemente redesenhado pela renomada arquiteta paisagista Jane Irwin, que imprimiu a estes jardins uma aparência mais contemporânea e natural. Privilegiando a flora autóctone e levando em consideração a sua cor, cerca de três mil plantas foram incorporadas em três grandes canteiros de flores.
O projeto une ainda a extensa mancha relvada, ligando visualmente a Casa ao porto e ao mar.

Além de renovar a laje de pedra dos caminhos e restaurar o chafariz que valoriza o novo desenho dos jardins, Irwin escolheu as luminárias da coleção Bamboo da Vibia para iluminar os caminhos e destacar determinadas plantações. O tubo cravejado de LEDs desta criação de Antoni Arola e Enric Rodríguez para a Vibia evoca a planta que deu nome à coleção.

Tanto na forma como nos acabamentos, o perfil orgânico destes candeeiros está integrado na perfeição nos jardins. Instalados simetricamente frente a frente, acentuam com suavidade o espaço aberto: durante o dia, atuam como um novo elemento na paisagem; à noite, fornecem uma luz quente, como os halos de luz natural que iluminam um jardim.

Ficha técnica

Fotografia: Jackie Chan
Arquiteto paisagista: Jane Irwin, Arquitetura paisagística
Projeto de iluminação: Lighting Art & Science Pty Ltd

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes