Elsa Peretti, famosa designer de joias parte aos 80 anos

Elsa Peretti, a designer que assina algumas das joias mais famosas e adoradas da Tiffany & Co., morreu pacificamente durante o sono, na madrugada de 18 de março, deixando um legado ímpar.

previous arrow
next arrow
Slider

Ainda em outubro passado, a famosa Casa (1837) na vanguarda do design de joalharia, havia encomendado a Peretti o projeto de nove peças únicas. Mesmo na sua idade avançada, Peretti tinha pela frente a missão de dar vida a pequenas obras de arte com base em projetos de arquivo do espólio pessoal, em jeito de celebração dos 50 anos da introdução da pulseira Bone Cuff, amplamente reconhecida, e dos 45 anos desde que a designer iniciou a sua colaboração com a marca.

Alguns dos seus desenhos mais celebrados para empresa norte-americana ainda hoje são vendidos. No total, Peretti concebeu mais de 30 coleções. E muito embora o seu nome e estética sejam indissociáveis da marca Tiffany, nos anos 1970 Peretti também projetou joias para designers de moda, como Giorgio di Sant ‘Angelo e Halston (para quem, inclusive, serviu de modelo antes de se tornar designer de joias). As suas peças já foram usadas por ícones como Liza Minnelli, algumas estão expostas em instituições tão importantes como o Museum of Fine Arts em Boston, Massachusetts, e o Museum of Fine Arts em Houston, Texas, ambos nos EUA, e o famoso colar de escorpião, por exemplo, pode ser encontrado no British Museum of Art.

“Elsa não era apenas uma designer, mas um modo de vida“, segundo a Tiffany & Co., descrevendo-a como uma pessoa “maior do que a vida”, que “tocou a todos na Tiffany & Co.”, ao ter trabalhado para a casa, estando por detrás de alguns dos seus desenhos mais bem-sucedidos, ao ser membro da família Tiffany desde 1974.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Arte com mensagem

Ana Silva, artista plástica, formada pela AR.CO em Desenho e Pintura, nasceu em Angola, partilhando

Dandy Lisbon, boas vibes!

Victor Varela, mais conhecido por Dandy Lisbon, Português e filho de cabo-verdianos, inspira-se nas várias

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes