Casa do século XIX iluminada pelo bom design da Vibia

Equipa de arquitetos escolhe Wireflow para iluminar uma antiga casa andaluza.

Fotografia de Juan Carlos Lagares

previous arrow
next arrow
Slider

González Morgado Arquitectura redesenhou recentemente o interior de uma antiga casa conhecida como ‘Domus Atrio’, localizada no centro da cidade andaluza de Lepe, no sudoeste de Espanha. As influências romana, muçulmana e andaluza coexistem nesta casa construída no final do século XIX.

Evocando a tradicional domus (casa) da Roma antiga, os espaços estão dispostos em torno de três pátios. Para preservar a essência autêntica do edifício, os arquitetos atualizaram a configuração dos mesmos e a sua decoração.

O design interior minimalista sublinha o espírito da Domus Atrio e as suas características originais – o trabalho elaborado em ferro forjado, janelas de madeira, azulejos hidráulicos e detalhes em tijolo – e o átrio central preenche o espaço de luz natural.

Os tons suaves predominam, para uma atmosfera relaxante, onde se destacam a sobriedade dos móveis e a iluminação da Vibia. O candeeiro Wireflow, de Arik Levy, ilumina vários pontos-chave e funciona como um contraponto contemporâneo ao caráter intemporal desta casa.

Com Wireflow, Levy revisita o lustre tradicional por meio de uma rede de cabos elétricos pretos que culminam em terminais de LED. O contorno etéreo traçado pelos cabos gera formas tridimensionais que combinam espetacularidade e delicadeza. O efeito marcadamente transparente da luminária e o seu centro diáfano dão destaque à arquitetura única que define esta casa e criam uma atmosfera decididamente contemporânea.

Na entrada, a luminária suspensa dá as boas-vindas aos hóspedes. Esta peça permite desfrutar da vista completa da porta de ferro forjado localizada atrás, unindo o trabalho decorativo neste material com as linhas retas da criação de Levy e estabelecendo o que o arquiteto responsável pelo design de interiores descreve como “um diálogo” entre a contemporaneidade da luminária e a história.

No interior, sobre a área de estar, a presença etérea de outra peça suspensa Wireflow cria uma ligação visual com a cor preta da estante e as duas cadeiras Barcelona, ​​de Mies Van Der Rohe.

A Wireflow Lineal foi o modelo escolhido pelos designers para a instalação sobre a mesa da sala de jantar. O design bidimensional, como uma linha flutuando no ar, define a área de jantar deste espaço aberto, como uma tapeçaria futurística.

Replicando a forma dos caixilhos das janelas em ferro fundido, o comprimento e as linhas delgadas desta peça contrasta com as paredes brancas e o chão de mármore deste espaço, proporcionando uma nota gráfica marcante Fundada em 1987, a Vibia produz sistemas de iluminação de design contemporâneo que unem inovação tecnológica e património cultural. Com sede em Barcelona e presente em mais de 80 países, tem filial nos Estados Unidos. Os produtos da marca oferecem soluções específicas e inspiram a capacidade criativa dos profissionais de arquitetura, design de interiores e iluminação, com um catálogo de luminárias únicas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes