Simone Rocha, the girl next door…

Simone Rocha nasceu em Dublin, Irlanda, em 1986. Formou-se em Moda pelo The National College of Art and Design em Dublin (2008), prosseguindo os estudos em 2010 na prestigiada Central Saint Martin’s College, em Londres. Em setembro de 2010 estreou-se na London Fashion Week.

previous arrow
next arrow
Slider

Tem algumas das suas coleções presentes em algumas das lojas mais exclusivas do mundo, incluindo MyTheresa, Matchesfashion, Ikram, e em grandes departamentos comerciais como Bergdorf Goodman e Saks Fifth Avenue.

Paralelamente, Simone continua a criar instalações em lojas e montras de lojas premium e podemos encontrar corners com a sua marca no Dover Street Market London, e em lojas de Nova Iorque e Tóquio, caso do super trendy bairro Ginza, bem como no IT Beijing Market. Já colaborou com a Dover Street Market em todo o mundo em instalações especiais para reaberturas sazonais, aniversários e colaborações, com os seus expositores em Perspex e esculturas feitas à mão. Simone também assinou as montras de lojas como Colette e Le Bon Marche durante a Paris Fashion Week.

Em novembro de 2014, a criadora lançou a sua colaboração com a marca de jeans americana J Brand, conseguindo a cobertura da Imprensa de todo o mundo. Da mesma forma, já conseguiu ver as suas peças em editoriais de moda nas principais publicações do setor, incluindo – Vogue US,  Purple, Dazed and Confused e CR Fashion Book.

Em agosto de 2015, Rocha abriu a primeira loja em Londres na Mount Street. Os interiores apresentam móveis exclusivos assinados pela designer e esculturas feitas à mão. Estes interiores mudam sazonalmente com novos displays e instalações.  

Hoje, Simone Rocha evoluiu para uma marca reconhecida e premiada internacionalmente, aclamada pelos ‘British Fashion Awards’ na qualidade de ‘Emerging Talent, Ready-to-Wear’ (2013), pelo ‘The New Establishment Award’ (2014) e pelos ‘Fashion Awards 2016’, tendo recebido o ‘British Womenswear Designer Award’, e o prémio, em 2016, da Harper’s Bazaar ‘Designer of Year’.

Em fevereiro de 2017, abriu a sua primeira loja nos EUA, no Soho, Nova Iorque. Aqui, às peças de mobiliário exclusivas de Simone misturam-se as peças de arte de Ren Ri, Robert Rauschenberg e Louise Bourgeois, e os interiores refletem as contínuas inspirações na arte, natureza, família, Irlanda, Ásia.

Simone tem ainda alguns livros de edição limitada publicados, tendo para tal colaborado com Jacob Lillis, Eoin McLoughlin, Colin Dodgson, Louise Bourgeois, Perry Ogden, Niall O’Brien, Roni Horn e Jackie Nickerson.

É, desde fevereiro de 2018, Diretora de Criação da Moncler como parte do Grupo Genius – as coleções foram mostradas durante a semana da moda de Milão e aclamadas pela crítica.

Para a coleção de AW19, Simone colaborou com o Louise Bourgeois Studio reimaginando os tecidos de Louise Bourgeois (1911–2010) em estampados e bordados nesta coleção. A colaboração viu a sua continuação em dois estilos de brincos de edição limitada produzidos com a Hauser + Wirth lançados para a New York Frieze.

Para a coleção SS20, Simone escolheu o cenário do histórico Alexandra Palace Theatre e recebeu o prémio de Top Ten da Vogue.com pela oitava temporada consecutiva. A coleção SS21 têm várias camadas e mensagens, vistas nos véus de tule, na broderie anglaise, nos vestidos volumosos, nos corpetes com costura…  Como que saída de vários contos e obras de arte, de autores que fazem parte da sua cultura.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes