Novo Lamborghini Huracán STO salta das pistas de corrida para a estrada

A mais pura concentração da competência da Squadra Corse no desporto motorizado, derivada dos Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO e GT3 de competição, foi aplicada num superdesportivo homologado para circular em via pública.

572506-min
572517-min
abertura-572479-min
interior572174-min
572485-min
interior572493-min
572489-min
572511-min
572516-min
572515-min
572514-min
previous arrow
next arrow

Com uma solução de baixo peso única da Lamborghini, complementado com uma aerodinâmica ímpar e uma engenharia de competição de nível superior, acaba de ser criada a mais autêntica sensação de condução de corrida num trajeto comum.

O seu próprio nome é indicativo disso: o acrónimo STO significa Super Trofeo Omologata, identificando o novo Huracán STO, uma versão homologada para estrada inspirada pela herança na competição em circuitos. Com a valiosa contribuição da Squadra Corse, o seu departamento de competição, a Lamborghini criou o derradeiro Huracán.

Com a sua unidade motriz V10 naturalmente aspirada de 640 cv (470 kW) de potência, capaz de disponibilizar 565 Nm às 6500 rpm, o novo Huracán STO de tração traseira proporciona uma arrebatadora aceleração de 3,0 segundos nos 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 310 km/h, com travagem dos 100-0 km/h em 30 metros. Porém, o seu coração bate com a mesma euforia e emoção de um verdadeiro carro de corrida. A superior eficiência aerodinâmica, o uso extensivo de materiais leves, a direção sem compromissos e a performance de travagem de primeira classe garantem que o Huracán STO proporcione a emoção de uma experiência em pista sempre que for conduzido em estrada.

O Huracán STO é a mais pura encarnação da herança da Lamborghini Squadra Corse, transferindo diretamente tecnologias do Huracán Super Trofeo EVO, e assentando no feito único do Huracán GT3 EVO, de vencer por três vezes consecutivas as 24 Horas de Daytona”, refere o Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, Stefano Domenicali.

Maurizio Reggiani, Chief Technical Officer, acrescenta: “O Huracán STO proporciona toda a emoção de um automóvel superdesportivo preciosamente equilibrado, leve e superior em termos aerodinâmicos, que espelha a sensação de condução e o entusiasmo do Super Trofeo, e está perfeitamente afinado para as mais exigentes pistas do mundo, mas foi criado para a estrada. As extensivas soluções técnicas e sabedoria obtidas nos programas Super Trofeo e GT3 foram refinadas e incorporadas no Huracán STO, permitindo ao condutor experienciar as emoções de um piloto de competição, diariamente, num superdesportivo da Lamborghini autorizado a circular na via pública e capaz de bater recordes em circuito”.

O Huracán STO conta com um design exterior inteiramente novo, onde o seu inimitável perfil Lamborghini foi revisto para otimizar o fluxo de ar. Mitja Borkert, Diretor do Lamborghini Centro Stile, explica: “Os automóveis de competição são sempre uma forte inspiração para o nosso design. O Huracán STO reflete de modo admirável a transferência de tecnologia oriunda dos nossos bem-sucedidos Huracán de competição, patente em cada detalhe estético”.

Portanto, todos os atributos do Huracán STO derivam da eficiência aerodinâmica e das tecnologias de baixo peso exigidas na competição automóvel, maximizando o desempenho em estrada. O Huracán STO alcança o mais elevado nível de downforce da sua classe, com o melhor equilíbrio aerodinâmico para um automóvel de tração traseira, sendo a entrega de uma superior carga aerodinâmica um fator chave para o seu melhorado desempenho em curva.

Uma direção com relação de desmultiplicação mais direta e fixa, e que inclui o sistema de rodas traseiras direcionais da Lamborghini, foi concebida para um ambiente de competição e proporciona uma relação mais intimista entre o condutor, o automóvel e o piso: o piloto está totalmente em contacto com o asfalto, recebendo o feedback relativo ao comportamento do veículo na ponta dos dedos. Todos os aspetos relacionados com a herança e a tecnologia oriundas da competição do STO melhoram a sua capacidade para curvar mais rápido, maximizando a tração na saída: o Huracán STO é a confirmação de que as corridas se vencem mais nas curvas do que nas retas.

Três novos modos de condução ANIMA exemplificam o espírito da competição do Huracán STO, centrado nos ambientes de condução de alta performance: STO, Trofeo e Pioggia. O modo STO, selecionado por omissão, é para condução em estrada e divertimento em traçados sinuosos. Cada vertente do sistema de gestão da dinâmica do veículo é otimizado para todas as condições de estrada, e conjugado com uma afinação de suspensão orientada para a estrada. O ESC totalmente ativo pode ser desligado para o máximo divertimento ao volante, ao mesmo tempo que apoia o condutor.

No modo Trofeo, todos os sistemas são otimizados para asfalto seco e para os mais rápidos tempos por volta em pista, garantindo máxima performance através de estratégias dedicadas para a vectorização de binário e para o controlo de tração de alta performance, tanto nos sprints em reta, no modo ESC ON, como para os melhores tempos por volta, no modo ESC OFF. Já o modo Pioggia (chuva) otimiza o controlo de tração, a vectorização de binário, a direção às rodas traseiras e o ABS para asfalto molhado. O controlo de tração e o sistema de travagem são calibrados para minimizar a perda de aderência e o corte de binário do motor, com o sistema LDVI a efetuar uma estimativa precisa para entregar apenas o binário necessário em situações de piso molhado.

O interior do Huracán STO reflete a personalidade do exterior: o foco na leveza é visível também no interior, com o uso extensivo de elementos em fibra de carbono em todo o habitáculo, incluindo os bancos desportivos e os tapetes. Alcantara surge nos revestimentos, assim como a Carbonskin (pele em carbono) da Lamborghini. Dado a tónica dos circuitos, os cintos de segurança são de quatro pontos e possui um compartimento próprio para guardar capacetes. Um sistema de telemetria totalmente conectado permite aos condutores monitorizarem e registarem o seu desempenho, e analisarem os dados, através da App Lamborghini UNICA.

Os primeiros exemplares do novo Lamborghini Huracán STO começarão a ser entregues já nesta primavera.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes