Dandy Lisbon, boas vibes!

previous arrow
next arrow
Slider

Victor Varela, mais conhecido por Dandy Lisbon, Português e filho de cabo-verdianos, inspira-se nas várias culturas para criar música sem fronteiras. Adora jogar futebol e viajar. Adora música e moda. Adora conhecer e partilhar outras culturas. Boas vibes!

Quem é Dandy Lisbon para quem não conhece?

Dandy Lisbon é um visionário, um ser apaixonado pela Moda e pela Música. Comecei pela moda e rapidamente conciliei com a música. Parecem duas coisas distintas, mas consegui fazer com que fossem indissociáveis.

Sempre que me apresento, seja em que contexto for, a minha imagem caracteriza-me. E em trabalhos como Dj tenho conhecimento que algumas pessoas, para além de irem para se divertirem, vão também instigados pela sua curiosidade de “deixa lá ver o que é que ele traz hoje vestido”.

Nunca me vesti bem para satisfazer fosse quem fosse, mas quem me conhece sabe que o faço porque me é intrínseco. E, com o tempo, fui-me aprimorando mais na área, pesquiso, viajo muito e acompanho as minhas inspirações, no entanto estou sempre receptível a novas tendências.

A música surgiu quase a par da moda, como Dj e recentemente como produtor. Hoje consigo idealizar e realizar um videoclipe, juntando estas duas vertentes. Estudo a melodia e, automaticamente, imagino o ambiente, as personagens e todo o outfit a usar. Este sou eu, o Dandy Lisbon.

Tem uma paixão por moda, quando e começou a desenhar roupa?

Sim, tenho. Comecei a desenhar há dois anos, juntamente com um amigo e sócio. A ideia surgiu com a vontade de fazer algo diferente, algo assente no máxima de qualidade, e algo que espelhasse várias culturas e tipos de pessoas, sem restrições ou estereótipos.  A sua produção foi realizada ao detalhe, desde o material à etiqueta, tendo como premissa o melhor do melhor. Não podia ser mais uma t-shirt, mas sim “A” t-shirt.  E assim surgiu a marca Bumbo.

O que a distingue e onde podemos encontrá-la?

O que distingue a marca Bumbo é o facto de ser uma marca que não compete, Revoluciona. Uma marca que se insurge contra a discriminação, que não segue crenças políticas, estado mental ou físico, raça, religião e orientação sexual. Pode ser adquirida no site www.bumbo.pt

O que representa para si este universo tão criativo?

A moda é o meu combustível na vida. Foi ela que me trouxe ao mundo onde me encontro hoje, e onde me vejo futuramente a par com a música. A moda é a minha Identificação.

Se tivesse de escolher entre a música e moda, o que faria mais sentido e porquê?

Atualmente, e devido ao estado em que vivemos, de pandemia, e se a proposta fosse feita agora, é óbvio que escolheria a moda, porque a música, infelizmente, foi igualmente “infetada” pelo covid-19, e ainda se encontra em isolamento profilático, não sabemos até quando. Mas se a mesma fosse feita há um ano, diria que dificilmente desanexava uma coisa da outra. Para mim, a moda não faz sentido sem música, tal como o contrário.

Música, sempre a música, tão importante… conte-nos mais, para quem não conhece o seu trabalho.

Sou Dj há quase duas décadas nas áreas de hip hop, r&b, amapiano e dancehall. Comecei por brincadeira, por amar a música; fui convidado para “entreter” numa festa e o bichinho surgiu e permaneceu até hoje. Já trabalhei com inúmeras casas (discotecas) de referência e conceituadas neste meio, inúmeros artistas e nos mais diversos países. Penso que todos os Dj sonham, um dia, estarem numa cabine a passar uma música da sua autoria e ver o público todo a vibrar. E eu também sonhei com o mesmo e tive a sorte de concretizar esse sonho.

Conheciam o meu trabalho, o meu registo, contactaram-me e logo metemos em prática. O feedback tem sido muito positivo, todas as músicas têm algo de especial, um cantor convidado, pormenores que evidenciam culturas e que nos levam a sonhar. Estou à espera, ansioso, que os eventos voltem a realizar-se para dar a conhecer o que tenho produzido ultimamente, porque até então o suporte tem sido apenas virtual. Mas fica já uma curiosidade desvendada: dia 3 de fevereiro será lançada uma música em parceria com Yuri da Cunha e SPK. É mais um ‘miminho’ que espero que ouçam e com que se deliciem.

O que podemos ouvir agora do Dandy Lisbon?

  • Dandy Lisbon x Yuri da Cunha x SPK – “VOODOO”
  • Dandy Lisbon & SPK – “Island Vibes”
  • Dandy Lisbon & SPK – “ Bella África”
  • Preto Show & Dandy Lisbon – “Rosa Baila” (Prod. By Teo no beat)
  • Dandy Lisbon & Messias Maricoa – “Quatro”
  • Preto Show feat. Davido & Dandy Lisbon – “Banger”
  • Parcerias com Angola, Nigéria e Reino Unido
  • Parcerias com Angola, Nigéria e Reino Unido

Futuro, o falta ainda fazer?

O futuro… é difícil prever seja o que for nos tempos que correm. Posso falar dos meus objetivos, que passa sempre por fazer mais e melhor, seja em que contexto for. Poder continuar a trabalhar na música com pessoas incríveis, como já tive o privilégio de encontrar ao longo do meu percurso, produzir música cada vez melhor e com a máxima qualidade e dar continuidade à marca “Bumbo” com o objetivo de fazê-la chegar aos quatro cantos do Mundo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Arte com mensagem

Ana Silva, artista plástica, formada pela AR.CO em Desenho e Pintura, nasceu em Angola, partilhando

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes