Pairing de charutos, ligações perfeitas

Quais são as bebidas que melhor combinam com os charutos mais seletos? Selecionámos alguns dos que este ano vamos querer harmonizar, em várias ocasiões.

previous arrow
next arrow
Slider

Após um longo dia de trabalho, voltar para casa e relaxar com uma bebida e um bom charuto é algo que todos os aficionados anseiam. E, nesse caso, é melhor assegurar-se de estar a combinar sabores complementares para que o momento de relaxamento possa ser elevado ao máximo nível de prazer. Bebidas como whisky, rum, conhaque e até um Porto ganham outro sabor degustados com diferentes tipos de charutos. Ao invés de desfrutar destas duas atividades de lazer separadamente, é possível apreciar as duas em simultâneo. Mas descobrir esta combinação sem margem para erros ou decepções pode ser tarefa difícil. A F Luxury fez o trabalho por si e propõe-lhe o melhor pairing em matéria de bebidas e charutos para saborear cada um e desfrutar o momento com toda a tranquilidade. E muito prazer.

Sandeman 30 Year Old Tawny & Arturo Fuente Añejo

Sabores de amêndoas, baunilha, mel, especiarias e chocolate estão presentes no Sandeman 30 Year Old Tawny, fruto do contacto com os cascos de madeira especiais utilizados no amadurecimento desta edição refinada. Os tabacos premium e raros de Arturo Fuente Añejo exalam notas de cerejas pretas, chocolate amargo, conhaque e cedro. Uma combinação requintada.

Joseph Magnus Bourbon & Davidoff Robusto Intenso

Resulta muito bem quando o master blender de um bourbon também fuma charuto. Uma combinação de whiskies de 11 e 18 anos terminados em barris Armagnac complementam bem os charutos Davidoff. As notas de figos e damascos secos combinam perfeitamente com os sabores de couro molhado e gengibre do charuto Robusto Intenso.

Powers John’s Lane Whiskey & Gran Habano Connecticut Lancero

Se o tabaco tem um lado frutado com o qual o whisky se pode harmonizar, este Powers John’s Lane irlandês combina bem com notas de Java de um puro. Os frutos verdes caem sobre o tanino e temperam o whisky, que o torna perfeito para este charuto, onde notas de madeira seca e cítricos de limão se fundem com uma doçura de caramelo, que se repete no final.

Hennessy XO & The Wise Man Maduro

Conhaques mais antigos – especialmente XOs que desenvolveram notas de nozes e muita complexidade – são mais adequados para os charutos mais fortes, com couro e cacau. As frutas e as flores de um conhaque complexo como o Hennessy XO encontram equilíbrio e estrutura adicional nas notas terrosas e salgadas deste charuto.

WhistlePig Old World Rye & Fuente Fuente OpusX

Um rico, sofisticado e excitante whisky de centeio puro envelhecido durante 12 anos em carvalho americano novo e acabado numa seleção de tonéis de vinho Madeira, Sauternes e Porto. Com notas grossas de damascos, passas e mel, combina bem com a força e sabores raros e profundos do OpusX, um puro dominicano que celebrou 25 anos no mercado em 2020.

Bacardi 8 Años & La Flor Dominicana Double Ligero Chisel

O destilado acastanhado de um rum habilmente amadurecido aconchega-se bem com um charuto, da mesma forma que o bourbon. Este Bacardi 8 Años, considerado um dos mais especiais de entre os seus pares, liberta os sabores inescrutáveis dentro de um puro. Possui uma doçura que suaviza as arestas e deixa emergir notas terrosas e de couro no charuto.

Abandonado Añejo Tequila & Rocky Patel Sun Grown Maduro

Esta tequila deliciosamente suave, com um dos sabores de perfil mais deliciosos e únicos do mundo, revela um gosto cândido de baunilha temperado com notas amanteigadas e um toque de canela e pimenta, que se harmonizam lindamente com as notas terrosas, de nozes e chocolate amargo, com as propriedades mais doces do invólucro deste charuto.

Brooklyn Small Batch Gin & Romeo y Julieta Reserva Real

Fazendo uso de cascas de frutas cítricas 100% frescas e zimbro, estes destiladores tornaram a bebida perfeita para este charuto, que transmite combinações complexas de sabores que vão desde ardósia, couro e nozes glaciadas com mel até passas e especiarias, antes do seu final longo e amadeirado.

Portanto, bourbon, whisky, rum ou tequila podem ser os mais populares para pairing com charutos, mas quando toca ao prazer, vale tudo – não receie aventurar-se…

Embora nos tenhamos concentrado principalmente em bebidas alcoólicas, muitos dos apreciadores de um bom charuto concordam que vários tipos de bebidas à base de café harmonizam igualmente bem com charutos suaves, médios e encorpados. Assim, se preferir uma bebida de café não alcoólica partilhada com o seu charuto, sugerimos café mocha, cappuccino ou café pingado. São as versões que melhor combinam. Boas ligações e bons momentos.

Por: João Libério

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

CH Under the Sea

O fascinante mundo marinho de Carolina Herrera ganha vida na nova edição limitada de CH