Piaget Polo Skeleton, o novo visual do mais famoso dos relógios de desporto de luxo

previous arrow
next arrow
Slider

Existem poucas expressões mais refinadas da arte relojoeira do que a de ‘esqueletização’ – a intrincada redução dos mostradores e movimentos ao mínimo, a fim de revelar o coração verdadeiro e pulsante de um relógio em toda a sua glória mecânica. A criação de um relógio skeleton requer visão, confiança, tempo e a considerável habilidade e experiência de vários especialistas para combinar estética excepcional com funcionalidade confiável – algo pelo qual a Piaget é conhecida há meio século.

Os primeiros relógios skeleton da Piaget foram gizados durante a década de 1970 e, como muitas das criações da Maison, atraíram imediatamente seguidores de alto nível e estrelas do mundo do espetáculo. Um dos primeiros a adotar esta peça foi a lenda do jazz Miles Davis, que aparecia sempre munido da sua pasta contendo uma seleção de relógios, incluindo os da Piaget, escolhendo o seu ‘relógio da noite’ pouco antes de subir ao palco – e o que é facto é que, e em tudo condizente com um homem conhecido pela complexidade e inovação da sua forma de tocar, um skeleton de ouro Piaget brilhava, amiúde, no seu pulso durante muitas e importantes atuações.
E porque a marca é há muito conhecida por assinar mecanismos de uma espessura excepcional, propôs-se casar as suas duas características artes ao desenvolver calibres requintadamente finos e meticulosamente esqueletizados, estabelecendo múltiplos recordes ao revelar os movimentos de um skeleton mais finos e alguma vez vistos, incorporando vários turbilhões, exibições da fase da lua, esmaltagem requintada, configurações de diamante e corda automática.

Agora, a notícia versa uma nova aventura com a qualidade a que a Piaget já nos habituou e consiste numa versão totalmente esqueletizada do famoso Piaget Polo, um inovador relógio desportivo de luxo criado pela Maison em 1979. Para desenvolver com sucesso este Piaget Polo Skeleton, os designers e engenheiros da Piaget tiveram de considerar os principais aspetos do Piaget Polo, que o tornaram instantaneamente reconhecível – a sua caixa curva encimada por um bisel redondo, a abertura em forma de almofada e o formato de fino perfil.
O aperfeiçoamento do Polo Skeleton exigiu a criação de uma caixa notavelmente 30 por cento mais fina do que as versões existentes, e uma evolução do movimento de esqueleto automático Piaget 1200S movido por um micro rotor descentrado gravado com o brasão da marca. O desafio consistiu em manter o visual arrojado e inconfundível que dá ao Piaget Polo a personalidade pelo qual é conhecido, e ao mesmo tempo conseguir combinar elegância, usabilidade e conforto através de uma espessura que até hoje parecia impossível. E o resultado? Uma obra de arte vestível – um relógio desportivo de 42 mm com caixa de aço medindo apenas 6,5 mm de espessura e alimentado pelo movimento automático de manufatura 1200S1 da Piaget – totalmente desenvolvido e produzido in-house -, um wafer de 2,4 mm de espessura. Apesar da aparência intrincada dos componentes reduzidos, o Polo Skeleton permanece tão robusto, confiável e prático como os demais modelos, com 44 horas de reserva de marcha e resistência à água até três atmosferas. Além disso, a pulseira integrada de design ‘H’ polida e com acabamento acetinado, sinónimo do Polo Piaget, também foi revista a fim de fornecer uma função intercambiável. Tal permite que a peça seja trocada sem esforço pela bracelete de couro intercambiável adicional fornecida com cada relógio, potenciando a sua versatilidade e emprestando uma dimensão extra ao caráter já distinto do Piaget Polo Skeleton.

O novo Piaget Polo Skeleton está disponível em dois designs altamente individuais – o primeiro com um movimento Piaget Blue PVD, o segundo com acabamento cinza ardósia. Em cada versão, a famosa caixa Piaget Polo foi reduzida a apenas 6,5 mm de espessura (quase 3 mm mais fina) e o movimento esqueletizado e até mesmo as próprias mãos foram reduzidos para o máximo em transparência. A caixa de cristal de safira transparente, por seu turno, permite que o movimento acabado e altamente detalhado seja visto e apreciado de ambos os lados do relógio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes