Michelin concede estrela a restaurante vegan pela primeira vez na história

previous arrow
next arrow
Slider

O restaurante contemplado chama-se ONA, que significa Origine Non Animale (origem não animal). A sua proprietária e chef, Claire Vallée, ficou muito surpreendida quando recebeu o telefonema do conceituado guia. A Michelin afirma que o ONA é o primeiro restaurante vegan a ganhar uma estrela ao longo da sua história.

O restaurante situa-se em Ares, perto da bacia de Arcachon, no sudoeste de França, local conhecido pela sua paisagem selvagem, cultivo de ostras e a maior duna de areia da Europa, a Dune du Pilat. A chef Vallée revelou ao canal ‘France 3’ que este “foi um dos melhores momentos da minha vida” e disse estar extremamente orgulhosa da sua equipa. Tal deve-se ao facto de o Guia Michelin ter concedido uma das suas estrelas ao seu simpático restaurante perto de Bordeaux, que serve apenas pratos sem proteína animal.

ONA recebeu, ainda, uma estrela verde, que a Michelin começou a outorgar no ano passado para premiar a excelência em práticas éticas. Comprometida com a causa ecológica, Vallée iniciou este seu negócio em 2016, com um empréstimo de um banco verde e uma campanha de crowdfunding muito bem-sucedida. Sobre o seu empreendimento, a chef adiantou que os bancos tradicionais lhe disseram que “as perspectivas para o veganismo e alimentos à base de plantas eram muito incertas”. Nessa altura, ainda poucos acreditavam que uma cozinha vegan e baseada em plantas pudesse prosperar…

Guia Michelin foi publicado a 18 de janeiro e tem evidenciado, de ano para ano, a importância dos vegetais e de uma cozinha baseada em plantas. Contudo, a Michelin foi criticada por apresentar os seus prémios anuais durante este período de pandemia da Covid-19, quando a maioria dos restaurantes se encontram encerrados. Gwendal Poullennec, diretor do Guia Michelin, defendeu a decisão de continuar em 2021, como forma de apoiar a indústria e também por isso, nenhum espaço perdeu estrelas neste conturbado período.

Por João Libério

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes