









Adoro ir ao Porto Santa Maria, onde me sinto tão bem, por ser sempre eximiamente recebida. Um verdadeiro ícone do eixo Cascais-Guincho, o Porto Santa Maria é um espaço de restauração que soma já uns respeitosos 72 anos de história, sendo uma referência na gastronomia nacional fortemente marcada pelo peixe e pelo marisco. Aberto desde 1947, era chegada altura de apostar na modernidade e, por isso, apresenta desde o final de 2019 um espaço renovado. Agora, distingue-se a nova zona lounge, o bar e duas salas de refeição, amplas e luminosas, que evocam o requinte de um ambiente descontraído e, ao mesmo tempo, cosmopolita.
Com uma localização privilegiada, vale bem a pena aqui chegar e embarcar numa viagem gastronómica de excelência, num cenário idílico, com vista sem fronteiras para o mar. A sua carta baseia-se na intuição, qualidade e ingredientes locais. Uma experiência que joga entre texturas e associações arrojadas. Respeitando a natureza, a sazonalidade e a sua rica “herança de mar”, o Porto Santa Maria assume sempre o compromisso de trazer à mesa os ingredientes mais frescos. Em parceria com o programa “Terra” de Cascais, dispõe também dos produtos agrícolas mais frescos da região, produzidos segundo processos naturais e que imprimem outro encanto à ementa da casa. De entre os pratos principais, destacam-se o Peixe ao Sal e o Peixe no Pão, numa ementa dinâmica que integra as sugestões do dia. Mas neste histórico, porém moderno, restaurante, o marisco assume o papel principal, sempre fresco, retirado dos viveiros próprios que possui no piso inferior, disponíveis para visita. Neste piso, é também de realçar a excelente garrafeira, igualmente disponível para visitas, com mais de vinte mil referências e a prevalência de alguns dos melhores vinhos produzidos em Portugal, de onde se destacam algumas edições do icónico Barca Velha.
O Porto Santa Maria representa, sem dúvida, uma das propostas mais autênticas da gastronomia portuguesa na região da grande Lisboa, celebrando todos os dias, sem exceção, a autenticidade dos paladares portugueses. O restaurante, que já contou no passado com Miguel Laffan como chef, continua a manter o peixe, o marisco e os petiscos, que tão bem o caracterizam, no centro da sua carta, juntando-lhes, porém, algumas propostas mais sofisticadas, leves e descontraídas. Com clientes fiéis, onde me incluo, o Porto Santa Maria é, absolutamente, uma das propostas mais autênticas da gastronomia portuguesa no país. Aberto todos os dias, faça como eu e embarque numa viagem gastronómica de excelência, deixando-se envolver pela herança de mar, que a todos diz respeito.
Por: Fátima Magalhães