Porto Santa Maria – Um espaço de tradição e modernidade com uma herança de mar…

previous arrow
next arrow
Slider

Adoro ir ao Porto Santa Maria, onde me sinto tão bem, por ser sempre eximiamente recebida. Um verdadeiro ícone do eixo Cascais-Guincho, o Porto Santa Maria é um espaço de restauração que soma já uns respeitosos 72 anos de história, sendo uma referência na gastronomia nacional fortemente marcada pelo peixe e pelo marisco. Aberto desde 1947, era chegada altura de apostar na modernidade e, por isso, apresenta desde o final de 2019 um espaço renovado. Agora, distingue-se a nova zona lounge, o bar e duas salas de refeição, amplas e luminosas, que evocam o requinte de um ambiente descontraído e, ao mesmo tempo, cosmopolita.

Com uma localização privilegiada, vale bem a pena aqui chegar e embarcar numa viagem gastronómica de excelência, num cenário idílico, com vista sem fronteiras para o mar. A sua carta baseia-se na intuição, qualidade e ingredientes locais. Uma experiência que joga entre texturas e associações arrojadas. Respeitando a natureza, a sazonalidade e a sua rica “herança de mar”, o Porto Santa Maria assume sempre o compromisso de trazer à mesa os ingredientes mais frescos. Em parceria com o programa “Terra” de Cascais, dispõe também dos produtos agrícolas mais frescos da região, produzidos segundo processos naturais e que imprimem outro encanto à ementa da casa. De entre os pratos principais, destacam-se o Peixe ao Sal e o Peixe no Pão, numa ementa dinâmica que integra as sugestões do dia. Mas neste histórico, porém moderno, restaurante, o marisco assume o papel principal, sempre fresco, retirado dos viveiros próprios que possui no piso inferior, disponíveis para visita. Neste piso, é também de realçar a excelente garrafeira, igualmente disponível para visitas, com mais de vinte mil referências e a prevalência de alguns dos melhores vinhos produzidos em Portugal, de onde se destacam algumas edições do icónico Barca Velha.

O Porto Santa Maria representa, sem dúvida, uma das propostas mais autênticas da gastronomia portuguesa na região da grande Lisboa, celebrando todos os dias, sem exceção, a autenticidade dos paladares portugueses. O restaurante, que já contou no passado com Miguel Laffan como chef, continua a manter o peixe, o marisco e os petiscos, que tão bem o caracterizam, no centro da sua carta, juntando-lhes, porém, algumas propostas mais sofisticadas, leves e descontraídas. Com clientes fiéis, onde me incluo, o Porto Santa Maria é, absolutamente, uma das propostas mais autênticas da gastronomia portuguesa no país. Aberto todos os dias, faça como eu e embarque numa viagem gastronómica de excelência, deixando-se envolver pela herança de mar, que a todos diz respeito.

Por: Fátima Magalhães

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

Mônica Rosenzweig

Natural do Rio de Janeiro, a designer de joias viu a sua criatividade ser o