Alma renova a estrela Michelin

É mais uma confirmação do patamar de excelência em que se encontra o Alma, o restaurante da Plateform liderado pelo chef Henrique Sá Pessoa, que garante a distinção de duas estrelas Michelin pelo terceiro ano consecutivo. Esta confirmação foi anunciada na cerimónia do Guia Michelin 2021 Espanha e Portugal, realizada em Madrid, e este ano transmitida virtualmente.

Num ano particularmente difícil para o setor da restauração, Henrique Sá Pessoa ressalva a resiliência e a dedicação de toda a equipa do Alma, essenciais para manter os padrões de qualidade exigidos pelo importante guia. “Este foi um ano atípico que exigiu muito esforço tanto da Plateform como de toda a equipa do Alma. Com todos as condicionantes existentes, tentámos não baixar a guarda de forma a proporcionar a melhor experiência possível a quem nos visita e conseguimos manter os padrões que tínhamos até então, oferecendo uma refeição ímpar e digna de duas estrelas Michelin”, afirmou o chef.

Um sentimento partilhado pelo CEO da Plateform, Rui Sanches: “É com um orgulho enorme que recebo a notícia da renovação das duas estrelas Michelin do Alma. 2020 foi um ano com desafios que pareciam insuperáveis, mas esta equipa voltou a provar que não há impossíveis. Com muito trabalho, capacidade de resistência e uma enorme dedicação conseguimos!”

Na avaliação dos inspetores do guia Michelin, o Alma é o restaurante a ir para quem quer conhecer a “cozinha portuguesa atual”, proporcionando uma “viagem culinária com toques tradicionais, mediterrâneos e internacionais, com um domínio técnico que potencia os sabores e as matérias primas locais da melhor qualidade”.  

De recordar que, neste fim de ano, o Alma introduziu o novo menu de almoço Origens e lançou gift cards exclusivos que, até ao final de 2020, permitem desfrutar dos menus Costa a Costa e Alma com desconto.

Sobre o Alma

Define-se como um restaurante de cozinha de autor servida informalmente num ambiente sofisticado e vibrante. Há dois anos, celebrava a chegada meteórica da primeira Estrela Michelin. Em 2017 renova os votos e, este ano, o chef e a sua equipa são galardoados com duas estrelas na gala de apresentação do Guia Michelin Portugal e Espanha 2019.

Neste espaço inovador, não é apenas a cozinha que surpreende. O simplificar e quebrar de algumas regras básicas do serviço, rigoroso mas descontraído, fazem deste restaurante um marco do panorama da gastronomia nacional dos últimos anos.

A equipa é liderada pelo chef executivo Henrique Sá Pessoa, um dos chefs mais destacados no panorama gastronómico nacional, e um dos mais acarinhados pelo grande público, em boa parte devido aos vários programas de televisão em que tem participado e também ao sucesso dos seus livros de receitas e gastronomia.

O Alma, expoente máximo de uma carreira de sucesso, recebeu a sua primeira Estrela Michelin em 2016 – pouco menos de um ano após reabertura no Chiado – sendo hoje um dos restaurantes de referência do país. 2017 é um ano de consolidação na carreira de Henrique Sá Pessoa, é nomeado embaixador da Estrella Damm em Portugal – ao lado de personalidades da cozinha mundial como Joan Roca, Andoni Aduriz e Albert Adrià –, lança o Tapisco, que rapidamente se torna um sucesso ao juntar Tapas e Petiscos num ambiente confortável e despretensioso, e realiza um dos seus sonhos ao abrir um espaço intimista, de criação e experimentação – o Atelier.

2018  fica marcado pelo bi-estrelato do Alma, com a estreia de um novo programa de TV (na FOX Life), ‘Chef de Família’, onde se faz acompanhar pela  filha Inês. E em finais de agosto, o chef abre o Tapisco no Porto, o seu primeiro restaurante na Invicta, cuja carta inclui novidades com sotaque nortenho.

Reservas através do site, do número de telefone  (351) 213 470 650 ou do e-mail alma@almalisboa.pt

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes