Aldeias históricas de Portugal – Tesouros parados no tempo

previous arrow
next arrow
Slider

No interior do centro de Portugal, são desvendadas as mais antigas histórias e fascinantes lendas, gravadas nas pedras das ruas das Aldeias Históricas de Portugal. Cada uma delas, num total de doze, são o refúgio perfeito para escapar à rotina do dia a dia e usufruir de momentos relaxantes, plenos de tradições.

Na surpreendente zona interior do centro do país, descobrimos os tesouros mais bem guardados de Portugal: as suas 12 encantadoras aldeias históricas, cada uma delas com uma história para contar. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso são as localidades que fazem parte da deslumbrante rede das Aldeias Históricas de Portugal e merecem a nossa visita e longos passeios por entre as casas de granito e xisto.

Ricas em tradições seculares e paisagens deslumbrantes, estas aldeias sugerem a riqueza de um património magnificamente representado pelos seus calorosos habitantes. O silêncio invade o espaço, outrora ocupado por épicas batalhas, verdadeiro cúmplice de misteriosas lendas à espera de serem desvendadas.

Seja para usufruir de um fim de semana prolongado ou de umas merecidas férias de Natal, as Aldeias Históricas de Portugal são o cenário perfeito para uma pausa na rotina do dia a dia e recarregar baterias. Dependendo do tempo que tem disponível, poderá visitar todas as aldeias ou selecionar apenas algumas delas.

Dada a singular beleza de cada uma das doze aldeias, é quase uma missão impossível destacar apenas uma. Comecemos pela única que não tem um castelo: Piódão, aquela que é conhecida pela sua disposição em anfiteatro, é frequentemente denominada por presépio de xisto. As elevadas temperaturas convidam a muitos mergulhos nas várias praias fluviais do concelho de Arganil, ao qual pertence Piódão: Secarias, Coja, Barril de Alva, Vila Cova de Alva, Avô, Fronhas e Água d’Alte.

Alcançando a Serra da Estrela, encontramos a aldeia de Linhares da Beira, uma verdadeira aldeia museu quase intocada pelo tempo, onde o castelo emerge num planalto, vigilante e contemplativo do horizonte. Visitar Linhares da Beira sem provar os pratos originais do Restaurante Cova da Loba, famoso por privilegiar os produtos da época e da terra, é uma falha imperdoável.

Seguindo viagem para a aldeia do Trancoso, rodeada por muralhas medievais, entramos por uma das principais portas da muralha que ainda hoje a rodeia, a Porta d’El Rei, alcançando o castelo que se ergue no topo da colina. Durante o mês de dezembro, visite a Feira de Santa Luzia, uma das pitorescas feiras da aldeia.

Chegando à aldeia de Marialva, ponto de passagem do milenar Caminho de Santiago, a sua autenticidade emerge apesar da pequena dimensão, que convida a desvendar cada uma das suas ruas numa jornada em bicicleta.

Castelo Rodrigo, a cerca de uma hora de viagem da aldeia de Marialva, é uma das sete maravilhas de Portugal e conserva as suas muralhas e ruas medievais, para além da emblemática Porta do Sol. A pouco mais de 40 quilómetros de Castelo Rodrigo, desfrute da rica gastronomia regional do Restaurante Côa Museu, enquadrado pelo esplendor da Foz do Côa, acompanhada pelos vinhos do Douro Superior.

Em Almeida, onde as muralhas formam uma estrela de doze pontas, que podemos visualizar do ar, é quase obrigatório visitar o harmonioso conjunto do casario e os numerosos edifícios religiosos e civis dispersos pelas suas estreitas que conservam ainda hoje a atmosfera de tempos longínquos. Não deixe de provar os enchidos, o cabrito assado e as orelhas de Dom-Abade, e ainda o licor de ginja, para além do delicioso queijo da serra.

Castelo Mendo, aldeia histórica a merecer uma visita, tem sido alvo de ações de reabilitação, recuperando algumas das suas características originais. Perca-se pelas ruas típicas, numa relaxante caminhada em família.

Belmonte, berço de Pedro Álvares Cabral – o navegador português que descobriu o Brasil – é amplamente conhecida pelo imponente castelo. Prove os pratos típicos da região – mas com uma nota de sofisticação – no Restaurante da Pousada Convento de Belmonte, inserido na Pousada Convento de Belmonte.

Sortelha, a poucos quilómetros de Belmonte, é uma aldeia feita de casas de pedra meticulosamente conservadas que parece saída de uma história de encantar. Vale a pena visitar Sortelha durante o mês de dezembro e ser brindado com a surpresa de um dia de neve.

Em Castelo Novo é impreterível a visita às casas senhoriais e, logo ao lado, percorrer Monsanto, a já considerada “aldeia mais portuguesa de Portugal”.

Idanha-a-Velha também merece a nossa visita, uma aldeia encantadora, outrora conhecida por “Egitânia”. Nada melhor do que terminar a sua viagem pelas doze Aldeias Históricas de Portugal no Restaurante Helana, reconhecido pela qualidade do seu atendimento e dos deliciosos pratos constantes no seu menu.

Onde ficar

Casa de São Lourenço

A antiga Pousada de São Lourenço foi alvo de uma meticulosa renovação, dando lugar à Casa de São Lourenço, o único hotel de cinco estrelas da Serra da Estrela.

Com uma vista única para a Serra da Estrela, Vale Glaciar e Manteigas, brinda os seus hóspedes com o confortável SPA de montanha, numa idílica simbiose entre o ar puro da altitude e a beleza da paisagem.

Casas do Côro

As Casas do Côro são um verdadeiro oásis e conforto no coração da aldeia de Marialva. As casas, elegantemente acostada ao castelo da aldeia, oferecem diversas tipologias, todas elas com um elo em comum: a elegância.

Este alojamento de luxo disponibiliza o Concept SPA, um espaço de saúde, beleza e bem-estar concebido de raiz com um requintado enquadramento num jardim de oliveiras centenárias.

Convento de Belmonte

O Convento de Belmonte foi construído no antigo Mosteiro Medieval de Nossa Senhora da Esperança, e é um verdadeiro cartão de visita da aldeia de Belmonte. Este sublime alojamento proporciona uma vista rara sobre a Cova da Beira e a Serra da Estrela.

Sob a supervisão do Chef Valdir Lubav, o Restaurante Gourmet do Convento de Belmonte disponibiliza um menu constituído por pratos que agradam simultaneamente os olhos e os paladares mais aguçados. 

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa

Localizado no Fundão, o Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa distingue-se pela paisagem envolvente da Serra da Estrela e da Serra da Gardunha, que envolvem um edifício repleto de obras de arte e história no seu interior. A luz natural domina todo o Convento, criando diferentes ambientes onde o conforto impera.

Na cozinha contemporânea do restaurante Pecado, liderada pelo Chef Hugo Nascimento, privilegiam-se os produtos locais numa combinação memorável entre os sabores da região e uma cozinha contemporânea.

Por Alexandra Lopes

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes