Tivoli Palácio de Seteais, 65 anos de exclusividade

previous arrow
next arrow
Slider

O edifício secular, que aloja um dos hotéis de luxo mais bonitos do mundo, é ponto de paragem obrigatória. O exclusivo Tivoli Palácio de Seteais celebra este ano 65 anos e nós fomos até lá, para beber um pouco de toda a sua serenidade e riqueza.

Aninhado no coração da Serra de Sintra, o exclusivo Tivoli Palácio de Seteais é emoldurado pela beleza da serra, conhecida pela multiplicidade de espécies de flora autóctone – assinalando-se pelo menos cerca de 900 variedades –, pelo imponente Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, bem como pelo vale que deixa escapar a vista até ao Oceano Atlántico.  

O edifício do hotel de cinco estrelas, com arquitetura datada do século XVIII, e todas as suas valências, entre elas a piscina, os campos de ténis e o centro hípico, assegura, por isso, uma estadia plena em programas únicos e experiências locais difíceis de igualar. A partir daqui, os hóspedes podem descobrir a vila de Sintra, classificada Património da Humanidade pela UNESCO em 1995, bem como as praias em redor, do Guincho à Praia Grande, usufruir de experiências vitivinícolas – imperativo conhecer as qualidades do vinho da região de Colares e a sua adega centenária –, e históricos mercados locais.

Cada um dos trinta quartos do hotel Tivoli Palácio de Seteais estão equipados com ar-condicionado, frigorífico-bar e TV via satélite, internet, cafeteira Nespresso privativa e casa de banho com duche com efeito ‘chuva’, e muitos oferecem uma vista de cortar a respiração para o Parque Natural Sintra Cascais.

A arquitetura residencial neoclássica do hotel e o seu enquadramento contribuem, em boa parte, para nos conduzir por uma viagem de sonho ao romantismo e luxo do século XVIII. Tal, faz deste equipamento o retiro perfeito para uma estadia especial, pontuada pela serenidade, e sempre com a História e a Natureza como pano de fundo. Este oásis de tranquilidade estende a sua beleza aos nobres salões, com frescos, tapeçarias e outros ornamentos de rara beleza, luxuriantes jardins e uma atmosfera palaciana, a reter.

Mandado construir pelo antigo Cônsul de Portugal, Daniel Gildemeester, e usado como sua residência oficial, o edifício secular foi, durante o século XIX, o lar de várias e distintas famílias portuguesas, incluindo o quinto Marquês de Marialva, que construiu um arco triunfal a unir as duas alas do palácio assim assinalando a visita do Rei João VI e da Rainha Carlota Joaquina. Hoje, este arco emoldura a vista do Palácio da Pena e é um lugar muito popular entre hóspedes e visitantes, que ali se dirigem para contemplar e registar em fotografia o cenário único no mundo.

Dentro de paredes, distribuem-se cerca de duas mil peças de arte, espalhadas pelo hotel, incluindo móveis, iluminação, têxteis, tapeçaria, quadros, murais, pinturas de cavalete, gravuras e porcelana. Digno de nota, o singular piano de cauda Steingraeber, delicadamente pintado com cenas pastorais com acabamento em talha dourada, é um dos três exemplares conhecidos produzidos no século XIX pelo famoso fabricante dos melhores pianos do mundo.

Brunch de Domingo

Serve-se no terraço do hotel, com vista para o jardim dos Limoeiros, todos os domingos, entre as 12h30 às 16h. O menu, composto por deliciosas iguarias, é inteiramente servido à mesa.

Chá das Rainhas

Ideal para os dias mais frios, o ritual do chá das rainhas, servido pontualmente às cinco da tarde, foi recentemente retomado, e é composto por três menus de chá diferentes com inspiração na Rainha D. Maria I de Portugal, recebida pela primeira vez no palácio em setembro de 1787; na Rainha D. Catarina de Bragança, a nobre impulsionadora do ritual do chá em Inglaterra, quando ali desembarcou, com 22 anos, para casar com Carlos II; e na Rainha D. Carlota Joaquina de Bourbón, cuja esfinge figura, ao lado da de D João VI, no arco triunfal de Seteais.  

Experiência zen

O Anantara Spa abraça, em todos os seus detalhes, o espírito da reconhecida marca que lhe dá o nome. Enraizado em procedimentos intemporais de cura, o Anantara Spa foi desenhado para repor o equilíbrio entre o corpo e a mente, tudo isto num oásis de enorme elegância, beleza e tranquilidade, propondo um menu de rituais altamente especializados e personalizados.

A Massagem de Assinatura Anantara é uma das propostas nossas favoritas: concilia uma mistura exclusiva de óleos com movimentos e técnicas únicas, que estimulam a circulação, promovem o relaxamento profundo e restauram o fluxo de energia ao longo das linhas meridionais.

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

Mobiliário de exterior

Luxo a bordo

Relax total com a chaise-longue e otomana Ribbon São boas as vibrações oceânicas que a