Rolex a alta velocidade – Prestigiadas corridas de Fórmula 1 regressaram a Portugal

Abertura-F1BELG20jm_0028
Abertura-F1BELG20jm_0028
F1BELG20jm_0094
F1BELG20jm_0094
F1SILV20jm_082
F1SILV20jm_082
MELB18jm_030
MELB18jm_030
F1BELG20jm_0045
F1BELG20jm_0045
previous arrow
next arrow

Pela primeira vez em 24 anos, as famosas corridas de Formula 1® regressaram ao nosso país para o Formula 1 Heineken Grande Prémio de Portugal 2020. Um comeback há muito aguardado, justamente no ano do seu 70.º aniversário. A Formula 1® continua a reconhecer a sua história, as lendas que abriram o caminho para as gerações futuras e os constantes avanços tecnológicos do desporto.

Ao seu lado, a exclusiva Rolex, Parceira Global e Relógio Oficial da Formula 1® desde 2013, prossegue o seu caminho de excelência e inovação contínua no auge do automobilismo. Este compromisso de longo prazo da marca com a modalidade, que remonta aos anos 1930, está bem refletido nas palavras do Embaixador Rolex e tricampeão mundial de Formula 1®, Sir Jackie Stewart, que afirmou: “Até hoje, a Rolex continua a estar envolvida nos melhores eventos do desporto automóvel. A Rolex e a Fórmula 1 estão constantemente a encontrar novas formas de fazer as coisas, para alcançar uma melhor performance, eficácia e fiabilidade. São líderes nas respetivas áreas e têm o hábito de transformar o pensamento não convencional em norma, levando a muitos momentos pioneiros nas suas histórias.”

A propósito da corrida de 66 voltas no Autódromo Internacional do Algarve, também conhecido como Autódromo de Portimão, Sir Jackie acrescentou: “É com entusiasmo que vejo Portugal a aderir ao calendário, pela primeira vez desde 1996. Portimão nunca organizou uma corrida de Fórmula 1”.

Este circuito moderno, com 15 curvas e 4,653 km, combina curvas rápidas e lentas, bem como uma variedade de alterações de gradiente e de elevação. Lewis Hamilton, condutor da Mercedes-AMG Petronas Formula One Team, que liderava o campeonato por 69 pontos, venceu e tornou-se recordista absoluto de vitórias na Fórmula ®.

O atraso da época de 2020, devido à pandemia do Coronavírus, levou a que as corridas tenham apenas começado em julho, com uma etapa dupla, na Áustria. Seguiram-se as corridas na Hungria e duas vezes no Reino Unido, antes da competição rumar a Espanha, Bélgica, Itália, Rússia e Alemanha. A Formula 1® confirmou, recentemente, 2/3 do calendário das 17 corridas e, a seguir a Portimão, a série desportiva global terá lugar em Itália, na Turquia, duas vezes no Barém e, finalmente, em Abu Dabi – onde o campeonato terminará em meados de dezembro.

No início deste ano, a Formula 1® desempenhou um papel importante na resposta internacional ao Coronavírus, destacando a capacidade do desporto de agir rapidamente e aplicar um pensamento renovado. “O desporto automóvel é, desde sempre, famoso pela rápida inovação e resolução de problemas. A comunidade de Fórmula 1 contribuiu para esta causa social com a sua célere resposta às necessidades do mundo, desenvolvendo e produzindo equipamentos médicos cruciais”, observou Sir Jackie. Mark Webber, igualmente Embaixador Rolex e vencedor, por nove vezes, de corridas de Formula 1®, acrescenta: “O facto de as equipas terem podido oferecer um pequeno contributo nestes tempos difíceis, foi brilhante. É um excelente reflexo da capacidade das nossas equipas e da nossa modalidade.”

Sobre a Rolex e o automobilismo

O relacionamento de longa data da Rolex com o desporto automóvel remonta ao sucesso dos vários recordes mundiais de velocidade em terra de Sir Malcolm Campbell, nos anos 1930, quando este se tornou o primeiro piloto a superar a barreira das 300 mph (483 km/h), ao volante do seu automóvel, o Bluebird. Desde então, a presença da Rolex nas corridas de automóveis tem crescido de forma constante e o seu apoio estendeu-se a vários eventos de resistência, como a Rolex 24 At Daytona, as 24 Horas de Le Mans e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Em 2013, a Rolex associou-se à Formula 1®, o auge do automobilismo, tendo apoiado o Embaixador Rolex Sir Jackie Stewart desde 1968. Ao tricampeão mundial de Formula 1® juntaram-se outros campeões do mundo do desporto automóvel: Tom Kristensen, detentor do recorde de nove vitórias nas 24 Horas de Le Mans; Mark Webber, o vencedor de várias provas de Formula 1® e campeão do mundo de endurance em 2015; e Nico Rosberg, campeão do mundo de Formula 1® em 2016. A marca também se associa, globalmente, a eventos automóveis clássicos repletos de elegância, beleza e tradição, incluindo: Pebble Beach Concours d’Elegance®, The Quail, Motorsports Gathering, Rolex Monterey Motorsports Reunion e Goodwood Revival.

Por: João Libério

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

Joias de cabelo

Incontornáveis na passarela das últimas semanas de moda de Paris e Nova Iorque, os adornos