Maserati MC20: o novo superdesportivo da marca do Tridente

previous arrow
next arrow
Slider

A Maserati entra numa nova era com o MC20, o novo superdesportivo que combina performance, desportivismo e luxo ao estilo único da Maserati. O MC20 foi apresentado online ao mundo a partir de Modena, dia nove de setembro, durante o evento “MMXX: Time to be audacious”.

O novo MC20 (MC, relativo a Maserati Corse e a 2020, ano da sua estreia mundial e do início da nova era da marca) é o Maserati desportivo porque todos esperavam. É um automóvel com uma incrível eficácia aerodinâmica, que encerra uma alma desportiva, animado pelo novo motor Nettuno, um V6 de 630 cv com um binário de 730 Nm, a garantir uma aceleração 0-100 km/h em menos de 2,9 segundos e uma velocidade máxima superior a 325 km/h. Um motor que assinala o regresso da Maserati à produção das suas próprias unidades motrizes após um hiato de mais de 20 anos (mais uma vez, o número 20).

O MC20 é um automóvel extremamente leve, com menos de 1500 kg (peso em ordem de marcha) e, graças a uma potência de 630 cv, é o melhor da sua classe na relação peso/potência, de apenas 2,33 kg/cv. Este recorde é alcançado através do uso de materiais de qualidade criteriosamente selecionados, explorando todo o potencial da fibra de carbono sem prejuízo do conforto.

Globalmente, este projeto revolucionário resultou num automóvel que é o epítome da excelência italiana. De facto, o MC20 foi concebido em Modena e será construído na fábrica da Viale Ciro Menotti, onde os modelos da marca do Tridente têm vindo a ser fabricados há mais de 80 anos. A nova linha de produção está, agora, pronta para entrar em funcionamento na histórica unidade fabril. Esta fábrica inclui, ainda, uma nova zona de pintura que incorpora tecnologias inovadoras e amigas do ambiente. O motor Nettuno, o primeiro motor neste novo capítulo da história da marca do Tridente, será igualmente construído em Modena, no recentemente estabelecido Maserati Engine Lab.

O design do MC20 foi elaborado em cerca de 24 meses, com o envolvimento desde o início, e através de uma abordagem inovadora, de uma equipa de engenheiros do Maserati Innovation Lab, de especialistas técnicos do Maserati Engine Lab e de designers do Maserati Style Centre.

O eixo temático do design do MC20 encerra a identidade histórica da marca, com toda a elegância, performance e conforto integrados na sua composição genética. O foco na performance levou à concepção de um automóvel com uma personalidade distinta, dotado de formas inconfundíveis, que o tornam único. As portas tipo asa de borboleta não resultam apenas impressionantemente belas, mas, também, funcionais, uma vez que melhoram a ergonomia do veículo e garantem um excelente acesso ao habitáculo.

A aerodinâmica foi concebida através de mais de duas mil horas de trabalho no túnel de vento da Dallara Wind Tunnel, e de mais de mil simulações CFD (Computational Fluid Dynamics), que permitiram a criação de uma genuína obra de arte. O automóvel daí resultante possui uma linha esguia, desprovida de apêndices móveis, e com apenas um discreto defletor traseiro que melhora a downforce sem se distanciar da beleza do MC20. O MC20 foi concebido para oferecer versões coupé e descapotável, e motorizações totalmente elétricas.

Uma vez no habitáculo, o condutor é sempre o elemento fulcral, e nada deve abstrai-lo da experiência desportiva de condução. Cada componente possui uma finalidade e está totalmente orientado no sentido do condutor. Formas simples, muito poucas arestas e distrações mínimas. Dois écrans de 10 polegadas: um para o painel de instrumentos e outro para o Maserati Multimedia System (MIA). Simplicidade é, mais uma vez, a nota dominante na consola central revestida a fibra de carbono, com apenas uns quantos atributos: o carregamento por indução, sem fios, para smartphones; o seletor de modos de condução (GT, Wet, Sport, Corsa e um quinto, ESC Off, que desativa as funções de controlo); dois botões de seleção de velocidade; os comandos dos vidros elétricos; os comandos do sistema multimédia; um útil compartimento de arrumação sob o apoio de braços. Todos os restantes comandos estão no volante, com o botão da ignição à esquerda, e o do launch control à direita.

O novo MC20 está permanentemente conectado através do programa Maserati Connect. O completo leque de serviços inclui navegação conectada, assistente pessoal Alexa e hotspot Wifi, e pode, também, ser controlado através da App Maserati Connect para smartphones ou smartwatches.

Para o lançamento, a Maserati desenvolveu, igualmente, seis novas cores para caracterizar o MC20: Bianco Audace, Giallo Genio, Rosso Vincente, Blu Infinito, Nero Enigma e Grigio Mistero. Cada qual foi concebida, desenhada e desenvolvida exclusivamente para este modelo e todas aludem a temas determinantes: uma forte referência ao Made in Italy, à identidade italiana e à terra, bem como uma ligação à tradição Maserati.

Tanto visual como conceptualmente, existem fortes referências ao MC12, o automóvel que marcou o regresso da Maserati à competição em 2004. Da mesma forma que o seu predecessor, o MC20, com a sua evidente alma desportiva, como o próprio nome indica, anuncia a intenção do regresso ao mundo da competição. O início da produção do Maserati MC20está agendado para o final do ano em curso, sendo as encomendas aceites desde nove de setembro, a data da sua estreia mundial.

Por João Libério

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes