Decoração customizada – exclusividade e identidade

previous arrow
next arrow
Slider

A sofisticação de móveis e elementos de decoração customizados impera, culminando na afirmação de um estilo próprio. Os móveis exclusivos, tailor-made e com características únicas dominam as escolhas na decoração. A originalidade de cada peça garante nuances de modernidade e singularidade para o ambiente envolvente, satisfazendo as preferências mais exigentes.

Apesar de ser desconhecida a origem da decoração de interiores, existem indícios históricos de que é uma arte tão longínqua como a arquitetura e que remonta à antiguidade. A decoração de interiores, os móveis e outros elementos de decoração tiveram grande protagonismo nas grandes civilizações do mundo, desde os tempos mais remotos até à atualidade, com uma notória preocupação com a organização dos espaços, interiores e exteriores, das habitações.

Novos hábitos emergiram com os progressos da tecnologia, permitindo aos designers de interiores planear os espaços com o máximo de funcionalidade. O design de interiores mudou radicalmente nos últimos cinquenta anos, assumindo-se como uma profissão reconhecida, que requer conhecimento técnico aliado ao talento criativo.

Num cenário global em que a estandardização impera nas grandes marcas de móveis e decoração, a necessidade de redescobrir e resgatar a nossa identidade é evidente e transfere-se para tudo o que nos rodeia, inclusivamente a nossa casa.

Eleger um projeto de design de interiores customizado, com móveis tailor-made, poderá ser considerado um luxo, mas verifica-se um incremento bastante significativo do número de seguidores desta tendência, que privilegiam uma decoração desenhada à nossa imagem, que refletem as nossas vivências, tendo em consideração o espaço habitacional disponível.

O investimento em marcas de luxo e de qualidade superior tem aumentado ao longo dos últimos anos, com especial destaque para o design customizado, devido à crescente preocupação com a imagem e diferenciação dos demais. A moda, decoração e o design são prioridade no dia a dia, pelo que há uma crescente tendência para investir em móveis tailor-made. A imagem tornou-se um dos aspetos mais importantes do quotidiano e o design tornou-se uma das maiores indústrias do mundo.

Independentemente da dimensão de cada habitação, a decoração customizada possibilita o desenvolvimento de diferentes espaços que dificilmente seria viável com móveis de design standard. Este tipo de decoração permite o fluir natural entre as diversas divisões de uma casa, resultando no encaixe perfeito de um puzzle harmonioso e requintado.

Quando existe a possibilidade de conceber um projeto de design de interiores de raiz, o ambiente criado irá refletir a nossa personalidade e estilo de vida, resultando numa dinâmica habitacional organizada, funcional e prática. Os espaços habitacionais nos quais a customização predomina são a cozinha, casas de banho e closet, uma vez que neles impera a necessidade de otimizar as áreas disponíveis no que diz respeito à arrumação.

Ao escolhermos as melhores marcas de móveis e elementos de decoração customizados, obteremos a máxima qualidade de matérias primas rigorosamente selecionadas e os melhores acabamentos associados ao mais luxuoso design, resultando na perfeita simbiose com o ambiente envolvente. A decoração integrar-se-á distintamente no projeto de arquitetura e design de interiores como se de um órgão vital do corpo humano se tratasse.

Apostar num projeto de design de interiores, com móveis e elementos de decoração customizados, em detrimento de decoração estandardizada, implica um investimento superior e um processo um pouco mais moroso. No entanto, esse investimento será amplamente compensador, não só a nível de otimização dos espaços da habitação, mas também a nível pessoal, através da unicidade que a casa irá apresentar. O resultado final que obtemos será o ideal para o nosso espaço, o verdadeiro reflexo da nossa identidade e dos nossos sonhos. Não será unicamente uma solução a curto prazo que será inevitavelmente alterada em poucos meses ou anos, por não nos satisfazer na sua totalidade.

Com o objetivo de facilitar a materialização das nossas ideias de decoração, a tecnologia tem assumido uma crescente importância através de projetos 3D, que permitem visualizar com exatidão o modo como o projeto de design de interiores será concretizado. Os projetos 3D permitem escolhermos exatamente os elementos de decoração que pretendemos incluir, assim como obtermos a informação que necessitamos para construir móveis com as medidas certas e à medida das nossas necessidades. Com esta ferramenta extremamente útil, podemos fazer alterações, testar o efeito visual de diferentes cores, materiais e texturas.

Tudo para garantir que o resultado final corresponde exatamente ao que imaginamos e sonhamos. Porque a nossa casa não é apenas única: é o nosso refúgio, o nosso habitat natural, pelo que deverá ser sempre idealizada e projetada à nossa imagem.

Por Alexandra Lopes

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes