Mergulhos no paraíso – As ilhas quase secretas da Ria Formosa

previous arrow
next arrow
Slider

As ilhas quase secretas da Ria Formosa são o cenário idílico para este verão, com deslumbrantes praias de areal extenso, onde pode mergulhar em águas cristalinas longe das multidões. Um verdadeiro paraíso em Portugal, onde a tranquilidade e a privacidade são o novo luxo.

O Algarve é já sobejamente conhecido da maioria, além‐fronteiras, graças às deslumbrantes praias de extensos areais e águas cristalinas. Mas a região esconde um paraíso natural onde a fauna e a flora coexistem em perfeita harmonia: o Parque Natural da Ria Formosa. Reserva natural desde 1978, é uma das mais belas preciosidades naturais do Algarve, tanto pela diversidade dos seus habitats como pela sua peculiar localização. Eleita, em 2010, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, a Ria Formosa é um vasto ecossistema que se estende por uma área de 20 mil hectares e 60 quilómetros de costa, que não pode deixar de visitar.

No oceano ou na ria, entre a praia da Manta Rota e a Praia do Ancão, muitas são as praias das ilhas algarvias a perder de vista. Nada melhor do que conhecer cada uma das fascinantes ilhas da Ria Formosa, autênticos oásis quase secretos, onde a tranquilidade e a privacidade reinam. Uma das melhores formas de conhecer as ilhas é proporcionada pelos passeios de barco, durante os quais poderá realizar a observação das aves aquáticas da Ria Formosa, que alberga espécies raras e em vias de extinção. Caso pretenda afastar‐se um pouco das águas abrigadas da Ria Formosa e aventurar‐se em alto‐mar, terá a oportunidade de avistar golfinhos, tartarugas‐marinhas, peixes‐lua e atuns. Para os apreciadores do mundo aquático, nada mais desafiante do que embarcar num veleiro privado e observar o comportamento dos cavalos‐marinhos, enquanto realiza a atividade de snorkeling. Damos‐lhe assim a descobrir algumas das excelentes praias das ilhas da Ria Formosa.

Ilha da Armona

Classificada como reserva natural, a Ilha da Armona tem mais de seis quilómetros de extensão de uma beleza única. Aqui, onde o silêncio impera e é unicamente quebrado pelo canto harmonioso das gaivotas, podemos escolher entre os areais banhados pelo mar ou pela ria. Dada a interdição de veículos motorizados, é possível usufruir de momentos de rara tranquilidade e mergulhar em águas paradisíacas, a poucos minutos de barco da cidade de Olhão. Após uma caminhada de cerca de 45 minutos no sentido nascente, chegamos ao areal deserto da praia da Fuseta e ali encontramos o expoente máximo do silêncio.

Ilha da Culatra

A Ilha da Culatra, antiga povoação piscatória, é uma das ilhas da Ria Formosa que faz a sublime separação entre o mar e a ria. Acessível apenas por barco, as suas águas transparentes proporcionam uma visibilidade de cerca de 15 metros, perfeita para os praticantes de mergulho. Um areal espaçoso que convida ao descanso e à tranquilidade.

Ilha do Farol

A praia dourada de águas calmas e quentes da Ilha do Farol é o melhor spot para quem privilegia o sossego em detrimento da comodidade, uma vez que a deslocação de barco demora perto de uma hora. Mas a viagem, apesar de ser um pouco longa, vale bastante a pena, pois proporciona as mais belas paisagens do Parque Natural da Ria Formosa.

Ilha Deserta

A Ilha Deserta, originalmente conhecida por Ilha da Barreta, é o tesouro mais bem guardado do Parque Natural da Ria Formosa e a única que não é habitada. Intocada ao longo de muitos anos, a sua biodiversidade e beleza natural são surpreendentes, permitindo desfrutar de areias brancas, águas cristalinas e da vibrante orquestra de aromas proporcionada pela ausência de poluição. Um autêntico paraíso.

Ilha de Cabanas

Conhecida pelas ótimas condições balneares, a Ilha de Cabanas evidencia‐se pela placitude e extenso areal. O acesso preferencial à ilha é feito de barco, cuja viagem demora poucos minutos, uma vez que o braço de ria que separa a ilha da margem continental é bastante curto. Já na praia, as caminhadas pelo areal são verdadeiros momentos de tranquilidade.

Ilha de Tavira

A Ilha de Tavira, com cerca de onze quilómetros de comprimento, possui praias paradisíacas. É muito procurada pelos turistas, graças às excelentes condições balneares que encerra. De característica marítima e fluvial, está rodeada por pinhais que proporcionam boas sombras. Para uma maior privacidade, será necessário fazer alguns quilómetros a pé, longe da zona concessionada, mas que valerão a pena.

Após visitar as ilhas, descubra a cidade de Olhão e delicie‐se com o folar e os figos cheios, duas iguarias da doçaria algarvia, típicas dessa cidade. O folar de Olhão é conhecido pela sua composição em camadas, cobertas com açúcar, manteiga e canela, que criam folhas caramelizadas com um aspeto peculiar. Um verdadeiro manjar dos deuses, em que o caramelo seca, mas não endurece e a massa mantém a sua frescura. Os figos cheios são um aperitivo irresistível para saborear a qualquer momento do dia, combinando na perfeição os figos com o açúcar, amêndoa, erva‐doce, chocolate, canela e limão. Para um sunset perfeito, escolha a frescura de um peixe grelhado ou uma refrescante salada de marisco. Se preferir conhecer melhor a gastronomia local, experimente um dos pratos típicos da região: sopa de peixe, xarém de conquilhas, arroz de lingueirão, guisado de peixe, búzios com feijão ou açorda de marisco. Tudo o que o mar lhe pode oferecer de melhor!

Onde ficar

Real Marina Hotel & SPA

Com uma vista privilegiada sobre o Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão, o Real Marina Hotel & Spa é o lugar perfeito para conhecer o sotavento algarvio, disponibilizando uma vasta oferta de atividades que vão ao encontro dos mais exigentes. Desfrute de uma experiência exclusiva de saúde e bem‐estar no Real Spa Therapy, num ambiente relaxante com cerca de 1000 m2 e nove salas de tratamentos onde pode relaxar e recuperar energias.

Pousada Convento de Tavira

A pousada tem uma localização privilegiada, no centro histórico da cidade de Tavira. Foi a reconstrução do Convento de Nossa Senhora da Graça da Ordem de Santo Agostinho que deu lugar à pousada, datada do século XVI, pertencendo atualmente ao Grupo Pestana. Mergulhe nas águas amenas da piscina exterior e relaxe nas espreguiçadeiras ou reserve um momento de absoluta tranquilidade no Spot by Magic Spa, numa sala com vista para o jardim e para a piscina, num ambiente repleto de serenidade.

Onde comer

Real Restaurante

Faz parte do Real Marina Hotel & Spa e aposta na cozinha portuguesa, inspirada nos sabores típicos da região de Olhão. No Real poderá contemplar uma vista panorâmica para a Ria Formosa.

Mouraria

O restaurante da Pousada do Convento de Tavira situa‐se no antigo refeitório do convento, onde nos é dado o privilégio de provar algumas das melhores referências gastronómicas algarvias bem como usufruir de uma lindíssima vista para o jardim.

Por Alexandra Lopes

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes