Os meus segredos e cuidados diários por Fátima Magalhães

previous arrow
next arrow
Slider

Os segredos e cuidados para estar em forma e com uma pele fantástica podem e devem ser partilhados. Por essa razão, resolvi escrever-vos sobre o tema – já que são algumas as mulheres que me questionam, surpreendidas com a minha aparência, na minha idade… – e aqui revelar os cuidados que tenho com a minha pele, o que uso e quais são os meus segredos de beleza.

Na minha opinião, não é necessário beber de nenhuma fonte da juventude secreta, mas sim adotar certos cuidados e rotinas que nos ajudam a manter uma imagem rejuvenescida. É assim que vamos chegar aos 60, parecendo que temos 40. (risos) quem não gostaria?

Para começar, comemorei recentemente, o meu 50.º aniversário. Sim, cheguei ao meio século de vida, a 50 anos de experiências acumuladas, com uma carreira empreendedora, repleta de momentos incríveis, de façanhas esplêndidas, que ficarão para sempre guardados na minha memória e no meu coração.

Porém, permanecer uma “mulher exemplo” não é tarefa fácil, não só pelo meu trajeto pessoal e profissional, mas também pelo meu ar jovial, que tenho conseguido manter. Ninguém me daria a idade “redonda” que acabei de celebrar e divulgar.

Por isso, e para dar resposta às curiosidades e inspirar outras mulheres, que gostariam de ter uma pele fantástica e preparada para entrar na idade madura, enumerei rigorosamente alguns dos meus cuidados que podem ser replicados em casa por qualquer uma de vós.

A importância do passo a passo

Um dos meus maiores segredos é o de privilegiar o descanso. Dou grande importância a um bom período de sono, pelo que tento sempre deitar-me cedo e acordar cedo, perfazendo sempre as oito horas de descanso!

Outra norma que não dispenso é o permitir-me ter tempo suficiente para cuidar de mim. Nada de pressas! Apenas tendo atenção e respeito por tudo o que os profissionais de beleza me aconselham. Adoro misturar e experimentar várias marcas de cosméticos e, como já referi em algumas publicações anteriores, costumo dizer que os “como de tanto usar e deliciar-me”.

Por outro lado, a hidratação é a chave do segredo para uma pele bonita, por isso tomo muitos chás por dia, três no total, intercalando com água. A maior parte destes chás têm ação drenante, adoro os da Caudalie que ajudam a escoar os líquidos excedentes que acabam por ficar retidos, porque, no meu caso, tenho tendência para reter líquidos (e provavelmente muitas mulheres compreenderão como é importante contrariar essa predisposição genética). A idade ajuda, mas não é o único fator que conta nesta equação.

A Hidratação é a chave do segredo para uma pele bonita

Invisto sempre algum tempo para cuidar de mim, tanto de manhã, como à noite. Um verdadeiro ritual de cuidados que consiste em limpar, tratar e nutrir a pele, nos dois momentos, sem nunca esquecer a importância de um bom protetor solar, mesmo em ambientes fechados, durante o dia. É um dos grandes segredos, no meu caso, porque, da mesma forma, e com o passar dos anos, surgem as manchas de idade na pele… (risos)

Quanto aos produtos que estou a usar neste momento são os que aqui vos revelo. Contudo, sugiro que sejam sempre recomendados por especialistas da área, pois cada pele tem a sua especificidade e necessidades. E queremos sempre os melhores resultados!

O meu ritual matinal é sempre feito com música e um bom café, quente, que levo sempre comigo (risos), pois sinto-me mais inspirada e estes dois não podem mesmo faltar.

Rosto

Uso, sobretudo, os cremes faciais da Sensai, da linha Ultimate The Cream. Uso a gama completa, e adoro. O que posso dizer é que para além de ser uma linha à base de seda asiática, de que sou fã, sinto resultados logo após a primeira aplicação: maior elasticidade, reafirmação e brilho, e rugas menos evidentes. Parece que depois da aplicação fiz algo mais abrasivo, como uma radiofrequência, mas não, refiro-me tão só ao incremento visível (e sentido) de hidratação e à riqueza dos componentes que a linha possui. Acho que resulta muito bem para o meu tipo de pele, porque a linha é muito rica e eu tenho a pele mista.

Para ajudar na melhor penetração dos produtos de rosto, recorro ao LUNA2 da Foreo, que surpreende sempre graças à tecnologia inerente, a favor de uma pele saudável, e por isso este é um dos meus imprescindíveis… Aliás, devo confessar, a minha filha já me “roubou” o meu LUNA2 e tive de comprar outro. Os resultados são mesmo incríveis. Comprovem!

Corpo

Adoro e já uso há imensos anos quase todos os produtos da Clarins, pois sou fã dos cuidados corporais da marca, a começar pelos esfoliantes e hidratantes a base de manteiga de Karité. São um must para a vida e acho que todas as mulheres deveriam investir num bom creme e esfoliante corporal, rico e de boa qualidade. Afinal, o corpo também é pele e a mesma deve ser cuidada e nutrida de igual forma.

Lábios

Sabem da importância de um bom bálsamo? É tudo para termos os lábios bonitos e os mesmos não envelhecerem com o tempo. Recomendo que o tenham sempre na vossa carteira e não se esqueçam de o passar pelos lábios quando sentirem que estão secos, pois precisam muito de hidratação, e a água que bebemos não é a suficiente. Neste momento, estou a usar o bálsamo “peso pluma” da Eisenberg, rico e ultra-cremoso, que suaviza, alisa e sublima os meus lábios com um véu de cor subtil. Adoro!

Sol

Um assunto muito sério, pelo que aconselho a toda gente uma consulta com um especialista na área. Não comprem nada por intuição ou porque alguém usa, é fundamental estarem munidas do máximo de informação fidedigna, pois trata-se de um assunto verdadeiramente sério e muitas vezes provocamos danos irreparáveis, sem podermos voltar atrás. Neste momento estou a fazer uma experiência com a linha da Esthederm, com o novo Photo Reverse Ultra High Protection, que é um fluído anti-manchas de proteção muito alta. Tenho tendência para desenvolver melasma (um tipo de hiperpigmentação) e estou convicta de que com este produto consigo obter uma cobertura ideal, como se fosse uma base. Para além de proteger a pele na totalidade, ajuda a tratar as manchas já existentes. E isso é o que conta, no final do dia.

Invista num bom creme de olhos

Toque Final

Dou-o com o Skin Caviar Anti-Cernes Fond de Teint Spf 15, da La Prairie. Além de esconder olheiras e manchas, com um acabamento muito natural, ajuda a manter a firmeza e a elasticidade da pele. Graças à combinação de uma base e de um corretivo, harmoniosamente coordenados e enriquecidos com extratos de caviar, este é o acabamento perfeito para o meu ritual de beleza.

Nunca é muito cedo para começar a usar cremes anti-idade

Para completar, e a somar aos meus cuidados diários, ainda faço, uma vez por mês, uma sessão de radiofrequência no rosto. Adicionalmente, usufruo, uma vez por semana, de uma massagem de drenagem linfática corporal.

Tudo isto, naturalmente, suportado por uma alimentação equilibrada e rica em carnes brancas e magras e muitas leguminosas. Tento evitar doces, o que não é nada fácil (risos) e procuro não exagerar na ingestão de bebidas alcoólicas. Também faço detox com regularidade. Ajuda imenso.

Por fim, deixo-vos o melhor de tudo, o grande segredo guardado no meu baú da longevidade: termos sempre tempo para nós, tirarmos um momento “só nosso”. E isso não inclui mais ninguém! Acho que todas as mulheres deveriam reservar para si esse tempo precioso – nem que seja só uma hora por dia durante a semana. Outro segredo? Conservar a paz de espírito e a capacidade de sermos, a cada dia, melhores pessoas ao aprendermos com os nossos erros e desilusões. Faz tudo parte da vida, por isso a importância de refletimos e de estarmos mais vezes com aquelas pessoas que nos fazem bem e nos transmitem energia positiva, que é tão preciosa. Por isso, reafirmo: não existe maior beleza do que aquela que está dentro de nós e isso sente-se na nossa pele.

Não se esqueça de cuidar do pescoço, colo e mãos

Para terminar, e como sabem, a temática beleza é escrita por mim na revista e neste website. Desta forma, são numerosas as novidades e sugestões que deixo sempre no separador Beleza, ou nas minhas Escolhas ou, ainda, nas edições da F Luxury. Visitem a nossa loja Shop on-line para acompanhar todas as novidades e não deixem de me visitar no meu Instagram, porque tenho sempre novidades diárias e rotinas beleza.

E para terminar deixo-vos uma reflexão:

Não é na maquilhagem, nem nas curvas do corpo, mas nos valores e princípios que mora a verdadeira beleza de uma mulher!

Cuidem-se muito e sejam felizes

Fátima Magalhães, CEO

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes