Velocidade em duas rodas – As motas mais exclusivas

{"autoplay":"true","autoplay_speed":3000,"speed":300,"arrows":"true","dots":"true"}

Motas de luxo são autênticas obras de arte, que se destacam na singularidade do design e atenção ao mais ínfimo detalhe, num perfeito reflexo da personalidade e estilo de vida de quem as conduz. Verdadeiros símbolos de status, exprimem total liberdade na estrada sobre duas rodas apenas.

A mota foi uma das invenções mais marcantes do século XIX, uma autêntica revolução a duas rodas, que abriu novos horizontes e perspetivas. As motas, tal como atualmente conhecemos, evoluíram a partir do conceito pioneiro das “bicicletas de segurança”, modelos bastante fáceis de montar e com boa estabilidade e sistema de travagem.

Decorria o ano de 1869 quando dois homens, Louis Perreaux, de nacionalidade francesa, e Sylvester Roper, de nacionalidade norte-americana — em simultâneo e sem terem qualquer conhecimento da existência um do outro, — desenvolveram uma bicicleta com motor a vapor, inspirados pelos restantes meios de transporte da época, que eram também movidos a vapor. Essa foi considerada a primeira experiência de adaptação de um motor a vapor para os veículos mais leves, mas muitas outras se seguiram até aos nossos dias, com a inclusão do motor a gasolina.

Atualmente, existe uma vasta panóplia de categorias de motas, com diversos formatos, características e estilos. Cada uma tem as suas singularidades, tendo sido concebidas para satisfazer as preferências e necessidades de cada um, refletindo na perfeição e ao mínimo detalhe o respetivo estilo de vida.

Exclusividade é a palavra de ordem para as motas de luxo, seja através da customização ou da aquisição de séries limitadas das mais sumptuosas marcas. As motas mais exclusivas do mundo são verdadeiros símbolos de estilo e luxo, que exprimem a já lendária liberdade na estrada sobre duas rodas. O incrível som dos motores e a perfeita tração à estrada combinam de uma forma surpreendente com a classe que os modelos de topo conferem.

Uma adrenalina especial invade-nos enquanto conduzimos estrada fora, sem a proteção e o confinamento que os automóveis proporcionam, num momento libertador e só nosso, e que nos permite desligar do resto do mundo e das preocupações do dia a dia.

Mas será que vale a pena investir milhares ou milhões de euros num veículo de apenas duas rodas? Bem, provavelmente sim! Conheça algumas das melhores motas de luxo do mundo e deixe-se conduzir pelos deslumbrantes detalhes de cada uma delas.

Neiman Marcus Limited Edition Fighter

A marca Neiman Marcus dificilmente é associada a motas, pois é mais conhecida pelo seu negócio na área de retalho. Talvez por isso seja uma autêntica surpresa a mota de luxo mais cara do mundo ter sido produzida pela Neiman Marcus: a Limited Edition Fighter, um modelo com um edição limitada de apenas 45 motas, capazes de atingir uma velocidade inebriante de 320 quilómetros por hora.

1949 E90 AJS Porcupine

A AJS, um fabricante de bicicletas de renome, construiu apenas 4 unidades do modelo Porcupine em 1949, com um motor duplo de uns velozes 500 centímetros cúbicos de cilindrada, com uma estrutura veloz que proporciona um baixo centro de gravidade na condução desta mota.

Ecosse ES1 Spirit

A Ecosse ES1 Spirit é uma mota que marca pela diferença, tendo sido concebida com os mesmos princípios usados na construção de automóveis de Fórmula 1. Sem dúvida, uma mota de luxo com um design aerodinâmico ultra leve, um chassi coberto de fibra de carbono e um assento de couro de luxo. Quem a conduz beneficia de uma posição que permite que os joelhos fiquem junto ao corpo para maior ergonomia e controlo.

Nehmesis – The Yamaha BMS Chopper

O modelo Nehmesis da BMS Chopper é uma verdadeira obra de arte na estrada. Tendo como ponto de partida uma Yamaha Road Star 1700, da qual só ficou o motor duplo OHV 48 arrefecido a ar, foi modificada pela BMS Choppers e possui como traço mais marcante a pintura folheada a ouro, além de outros componentes fabricados especialmente para este modelo.

Harley-Davidson Cosmic Starship

A nave cósmica da Harley-Davidson, também conhecida como a Harley-Davidson de um milhão de euros, é uma audaz obra de arte que ruge entre pinceladas de uma tela em movimento.

Num futuro muito próximo, a Harley-Davidson apresenta a Custom 1250, que é o modelo que mais segue as linhas tradicionais da marca. A Custom 1250 revela um estilo musculado e agressivo, a evidenciar um braço oscilante de secção redonda de grande dimensão, com um sistema de escapes colocados numa posição lateral e alta.

As motas de luxo só estão ao alcance de alguns, mas são autênticas obras de arte, cujos motores apresentam as mais elevadas potências. Singulares no seu design, os detalhes fazem toda a diferença através da customização de assentos, sistemas dianteiros e outras peças, refletindo a personalidade e o estilo de vida de quem as possui.

Por vezes, uma pintura, um novo assento de couro, um guidão diferente ou um par de guarda-lamas podem ser suficientes para dar a uma mota a exclusividade característica de uma mota de luxo, refletindo a singularidade e o estilo de vida de quem a conduz.

Por Alexandra Lopes

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

LV Crafty

LV Crafty by Louis Vuitton

Uma seleção de peças em couro, sneakers, acessórios, ready-to-wear ou produtos de viagem, entre outras,