Piaget apresenta Altiplano Ultimate Concept, o relógio mecânico mais fino do mundo

{"autoplay":"true","autoplay_speed":3000,"speed":300,"arrows":"true","dots":"true"}

Depois de ter sido o principal foco de atenção no Salão Internacional de Alta Relojoaria de 2018, com o lançamento do Altiplano Ultimate Concept – o relógio mecânico mais fino do mundo -, a Piaget volta a brilhar com este modelo na Watches & Wonders de 2020.

Tal acontece porque o Altiplano Ultimate Concept não é apenas uma experiência ambiciosa na ultrapassagem dos limites da microengenharia relojoeira, mas é também um relógio desenvolvido, experimentado e testado, que passa agora a estar disponível para aquisição. Com uma espessura de 2 mm, o Altiplano Ultimate Concept serviu de palco para numerosas inovações da Piaget, incluindo um estojo que fazia parte do movimento, uma coroa de corda única integrada e um cristal ultrafino e, mais importante, novas construções para o tambor e regulação de energia.

Graças a essa evolução, a reserva de marcha do Altiplano Ultimate Concept superou as 40 horas, uma referência nos cânones dos relógios ultrafinos… porém, as pessoas queriam saber se um relógio tão complexo e tecnicamente avançado poderia ou não ser produzido comercialmente e, nesse caso, se seria uma proposta prática para um uso diário? A Piaget orgulha-se de anunciar que as respostas a essas duas questões são, ambas, afirmativas.

Para atingir o objetivo de criar um relógio com apenas 2 mm de espessura, a equipa da Piaget teve de abandonar a forma de pensar convencional. Convém lembrar que este relógio tem apenas a espessura de uma moeda de 1 euro e a mesma espessura de dois cartões de crédito juntos.

Embora o Altiplano Ultimate Concept seja ultrafino, contém 167 componentes, muitos dos quais tiveram de ser produzidos em dimensões microscópicas para que o relógio pudesse apresentar tão fina espessura. A Piaget embarcou numa jornada de miniaturização sem precedentes daí resultando o registo de nada menos do que cinco patentes. Contudo, os rígidos parâmetros de precisão, confiança e robustez da marca teriam de ser mantidos, bem como a reputação da Maison em produzir movimentos requintados e decorados à mão.

Da experiência de microengenharia à realidade, o novo Altiplano Ultimate Concept é totalmente personalizável. Como resultado, é possível escolher a cor da ponte e do mostrador, o acabamento dos ponteiros e do disco principal e selecionar braceletes que combinam ou contrastam – uma variedade de opções que permitirão a criação de dez mil modelos do Altiplano Ultimate Concept, garantindo que poucos sejam iguais e que alguns se tornem verdadeiramente únicos.

O Altiplano Ultimate Concept, disponível apenas a partir de setembro, prossegue a grande tradição da Maison – e fará sem dúvida com que os amantes de relógios de luxo perguntem: «Que outras surpresas nos reserva a Piaget depois desta?» Uma pergunta que fica para responder, no futuro…

Saiba mais em https://int.piaget.com

Por João Libério

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

LV Crafty

LV Crafty by Louis Vuitton

Uma seleção de peças em couro, sneakers, acessórios, ready-to-wear ou produtos de viagem, entre outras,