Al fresco – Porque a vida acontece lá fora

{"autoplay":"true","autoplay_speed":3000,"speed":300,"arrows":"true","dots":"true"}

Se procura ideias para usufruir do espaço exterior, qualquer que seja a sua dimensão, a resposta está aqui… e é sim! Depois da trovoada, vem a bonança e vamos para a rua fazer um almoço prolongado, dar festas no pátio ou simplesmente relaxar até ao entardecer no terraço. Selecionámos alguns dos nossos móveis e acessórios favoritos, para exteriores à espera de serem vividos.

As propostas das coleções de mobiliário de exterior, acessórios e iluminação que as marcas e os designers apresentam a cada ano fazem-nos prever bons momentos passados ao ar livre. Design, função e conforto estão na ordem do dia quando o objetivo é estender a nossa sala de estar para a rua. E nós vamos atrás do sonho de, em breve, estarmos afundados numa poltrona ou a sair da piscina para espreguiçar na chaise-longue cujo tecido seca em menos de cinco minutos.

Por outro lado, a amplitude de propostas abraça várias atmosferas. Da reinterpretação das antigas cadeiras de bistrô ao melhor estilo parisiense, às composições modulares de linhas direitas, de inspiração arquitetónica. Em coleções que se distinguem entre si, destinadas a casas de campo ou apartamentos de luxo com vista para o mar, as propostas partilham o mesmo objetivo. Fazer dos dias passados ao ar livre momentos de puro descanso, design, cor e conforto.

A diferença é sempre bem vinda

Da Ethimo, a coleção Concret, com design de Luca Nichetto, reinterpreta as mesas de café bistrô, com a criação de peças robustas e versáteis, com uma estética pura e refinada. Concret (cimento) expressa a forma essencial e a ‘substância’ desta nova linha de mesas projetadas para decorar os ambientes exteriores de casas mais contemporâneas. Com base de cimento maciço, têm uma estrutura de alumínio e a superfície pode ser redonda ou quadrada, com acabamento em teca ou cerâmica preta. Da mesma marca, a coleção Rafael, com design de Paola Navone, sugere uma nova forma de estar ao ar livre, com o design inspirado na natureza e fazendo da criatividade o verdadeiro refúgio.
Exótica, natural e especial. Rafael nasce da capacidade excecional da designer italiana em interpretar e reinventar o pensamento estético e as formas de culturas e paisagens distantes, dando origem a um diálogo harmonioso entre os móveis e o ambiente que os rodeia. A colaboração entre os materiais – teca, mármore e pedra de lava -, unem-se à proposta cromática sofisticada dos tecidos, a que Paola Navone já nos habituou.

Soluções ainda mais decorativas, que se estendem para além da função, chegam-nos pela mão da Talenti, com a coleção Scacco, assinada por Ludovica+Roberto Palomba. O melhor estilo de vida italiano ao ar livre, em sofás e divisórias. O primeiro é modular, caracterizado por formas suaves e redondas e numa ampla variedade de módulos. As almofadas dos assentos, apoiadas na estrutura de alumínio, são acolchoadas com espuma de secagem rápida e estofadas com tecidos resistentes às intempéries. O efeito geométrico da divisória, feita a partir de cabos náuticos, é visualmente impactante; funcionalmente, estes cabos cobrem a estrutura de alumínio sólida que compõe esta peça tão particular e elegante.

Somam-se, às propostas com características tão diferentes entre si, as das empresas de iluminação, com produtos adequados ao ar livre, também elas assentes no propósito de aliar funcionalidade ao melhor design. O verão já espreita e com ele, acreditamos, dias cheios de otimismo.

Saiba mais em www.ethimo24.com e www.talentisrl.com

Por Isabel Figueiredo

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

Os meus segredos e cuidados diários

Os segredos e cuidados para estar em forma e com uma pele fantástica podem e devem ser partilhados. Por essa razão, resolvi escrever-vos sobre o tema