Les Sources de Caudalie – 20 anos ao serviço da beleza

A cerca de 20 km a sul de Bordéus, em Martillac, situa-se o Château Smith Haut Lafitte, rodeado pelas vinhas que dão o nome a um dos mais afamados vinhos franceses. É aqui que encontramos Les Sources de Caudalie, um luxuoso hotel de charme onde, há 20 anos, foi criado o primeiro Spa da marca Caudalie. Mathilde e Bertrand Thomas idealizaram este spa desde o início e a descoberta de uma fonte termal de água quente no próprio local ajudou-os a tornar o sonho realidade. Utilizando todos os benefícios revitalizantes desta água de nascente e associando-os aos extratos da uva e da videira, foi possível criar o 1º Spa vinoterapia.

«Foi em Bordéus que tudo começou e é lá que se encontram as nossas raízes. Ao explorar este terreno, descobrimos uma nascente de água quente a 500 metros de profundidade. Tirámos partido de todos os seus benefícios revitalizantes, associando-os a extratos de vinho e de uva de forma a elaborar tratamentos únicos. Foi assim que criámos o primeiro Spa Vinoterapia® em 1999»
Mathilde Thomas

Desde há 20 anos que Les Sources de Caudalie (As Nascentes de Caudalie) cumpre, literalmente, o papel que colhe do seu próprio nome servindo de modelo e de inspiração a todos os spas Caudalie e gabinetes de tratamento nas boutiques da marca em todo o mundo.

O ambiente requintado dos gabinetes de tratamento, a combinação de materiais nobres, tais como a madeira e a pedra, estão em perfeita harmonia com as vinhas que os rodeiam. São tratamentos únicos no mundo, que conciliam as vantagens da água quente termal, rica em minerais e oligoelementos, com as mais recentes descobertas científicas sobre os benefícios a uva e da videira. As vinoterapeutas proporcionam tratamentos de exceção, de que destacamos a Esfoliação Crushed Cabernet, a Massagem Pulpe Friction, o envolvimento Mel e Vinho, o Banho de Barrica ou ainda o tratamento de rosto Vinosource com uva fresca.

A partir deste savoir-faire único nasceram numerosos produtos de culto, com texturas requintadas e delicadamente aromatizadas, como os óleos de noite, as máscaras, os concentrados adelgaçantes ou ainda a Tisana Bio Drenante, um chá que apetece beber todos os dias.

A marca Caudalie

A história da Caudalie é anterior ao Spa. Em 1993, Mathilde e Bertrand Thomas conheceram ocasionalmente um cientista da Universidade de Bordéus, o Professor Joseph Vercauteren, em visita à propriedade na época das vindimas. Ao verificar que se deitavam fora todas as grainhas de uva antes da vinificação, aquele académico comentou “sabem que estão a deitar fora um tesouro?”. E justificou esse comentário dizendo que se alguém fosse capaz de estabilizar os polifenóis daquelas grainhas teria em mãos um cosmético antienvelhecimento capaz de combater eficazmente os radicais livres.

Mathilde e Bertrand Thomas, em plena juventude e recém-licenciados em gestão de empresas, sonhavam com a criação de um negócio próprio e sorriu-lhes a ideia de associarem ao seu sonho o Prof. Vercauteren, que aceitou o desafio. A estabilização dos polifenóis de uva foi por ele conseguida numa fórmula de sucesso e a patente foi registada. Em 1995 era criada a marca Caudalie (termo enológico que designa a unidade de medida da duração da persistência em boca dos aromas do vinho após a degustação; um segundo de persistência é igual a uma caudalie). Foi assinado com a Universidade de Bordéus um acordo de investigação sob a direção do Professor Vercauteren.

Ao longo de mais de duas décadas Caudalie registou variadíssimas patentes, sendo a primeira a referente à estabilização dos polifenóis de uva. Seguiram-se outras patentes, tais como a do resveratrol de videira, uma molécula com propriedades antienvelhecimento, objeto de importantes publicações científicas, além de estar hoje integrada num projeto desenvolvido em parceria com o Departamento de Genética da Harvard Medical School, nos Estados Unidos da América.

Outra patente emblemática da Caudalie é a da viniferina, obtida da seiva dos sarmentos de videira, e a molécula natural mais eficaz contra as manchas. Durante muitos anos, as mulheres que vindimavam constatavam que esta seiva deixava as mãos sem manchas, razão por que se investigaram as suas propriedades. Assim nasceu a terceira patente da marca, que daria origem à linha Vinoperfect e a um produto icónico: o Sérum Luminosidade Antimanchas, ainda hoje líder de mercado em França.

Conheça mais em https://pt.caudalie.com

Por Fátima Magalhães

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

The time is now

Quem gosta de música sabe que este título é o nome duma canção dos Moloko