O luxo da beleza asiática

{"autoplay":"true","autoplay_speed":3000,"speed":300,"arrows":"true","dots":"true"}

Do Japão para o mundo. O universo da cosmética e estilo de vida japoneses, alicerçados no património cultural e ingredientes naturais, aqui concentrados em três marcas de beleza asiática que tem mesmo de conhecer.

SENSAI, SUCESSO EM GRANDE ESCALA

A história começa com a empresa têxtil Kanebo, que lançou o seu primeiro produto cosmético nos anos 30, um sabão feito à base de fibras de seda. Dez anos depois, em 1946, é lançado o primeiro creme e o sucesso foi tal que, gradualmente, a divisão de cosméticos do grupo diversificou a oferta e foi crescendo, até se tornar num dos gigantes do mercado japonês. No início dos anos 1980, a Kanebo decide dar a conhecer a marca de luxo Sensai, desenhada para os mercados internacionais. A Kanebo Cosmetics foi adquirida pelo grupo Kao em 2006, facto acompanhado de grandes transformações internas.
Hoje a Sensai é a marca mais importante no portfólio do grupo Kao, presente em mais de 40 países – só no Japão foram lançadas, em 2019, mais de 70 referências e 2020 viu o seu lançamento também na China -, e assenta a sua filosofia na importância dos ingredientes naturais. A silhueta elegante das suas embalagens, que encerram no coração dos produtos a seda Koishimaru – pequeno tesouro antes apenas reservado à família imperial, leve, capaz de promover a produção de ácido hialurónico, e conhecida como a ‘seda das sedas’ -, a par com uma oferta ampla e rigorosa, compõem o sucesso desta marca sem paralelo. A linha Ultimate, coleção de luxo e tecnologicamente avançada, é bom exemplo disso. Com uma formulação rica e sofisticada, destaca a lendária seda Koishimaru e a divina Sakura (flor de cerejeira japonesa e símbolo do Japão), elogiada em poemas, bordada em quimonos, retratada em obras de arte…
Ultimate é, por tudo isto, a proposta Sensai de antienvelhecimento global, com texturas de sonho e uma oferta de produtos pensados e criados para as peles mais exigentes. A saber: Ultimate Cleansing Saho – Soak & Release, um ritual que eleva o ato de limpeza a um momento de luxo. A etapa inicia-se com o Cleansing Oil, que absorve e liberta a maquilhagem, com toda a suavidade, deixando a pele limpa, e termina com a aplicação de Creamy Soap, com ajuda de uma escova própria, de cerdas macias, indicada para remover as impurezas da pele. Ambos incluem uma mistura especial do Sakura Eternal Complex, o que resulta numa pele limpa, luminosa e sedosa. Segue-se o passo seguinte, e sempre obrigatório, a aplicação da Micro Lotion, de textura muito leve e contudo tão rica quanto o óleo. Enriquecida com óleo micronizado, a sua fórmula renovadora transforma-se no contacto com a pele, passando de loção refrescante a uma textura-óleo, rica e sedosa. A associação do Sakura Eternal Complex e do Koishimaru Silk EX, com todos os benefícios inerentes, assegura a redução das linhas visíveis de envelhecimento deixando a pele em equilíbrio e preparada para os demais produtos do ritual Ultimate – The Emulsion, com textura sedosa, ou The Cream, com textura mais rica, ambos para aplicar de manhã e à noite; The Concentrate, precioso, bastando apenas uma gota para acordar a pele deixando-a cheia de vitalidade; The Eye Cream, para aplicar na zona do contorno ocular, depois dos cuidados de dia / noite. Todos partilham o mesmo ingrediente estrela, Sakura Eternal Complex, e o segredo do sucesso desta marca de luxo, reservada aos que exigem para si apenas o melhor e mais exclusivo.

SHISEIDO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Nasce em 1872, numa pequena farmácia em Ginza (Tóquio) pelas mãos de Arinobu Fukuhara, farmacêutico-chefe no hospital da marinha, na época um jovem de 23 anos que procurava aliar o legado da medicina tradicional japonesa ao avanço do mundo ocidental. Shiseido é sinal de avanço e introduz pela primeira vez no mercado japonês produtos como a pasta de dentes – pasta medicinal Fukuhara – e o pó de arroz branco, lança o primeiro perfume (na Ásia) e a primeira linha de cosmética masculina (anos 50). A postura revolucionária não cessa de nos surpreender e a cada época surgem mais novidades e provas da capacidade da marca. Shinzo Fukuhara  prossegue a visão do pai e funde o Camellia Club – plataforma de fidelização do cliente – introduzindo os costumes ocidentais entre os japoneses. No final dos anos 50, a Shiseido transpõe as fronteiras do Japão, até nas suas campanhas, e adjudica a Serge Lutens o redesign da imagem da marca. Esta postura moderna, de desenvoltura, estende-se até aos dias de hoje em que a Shiseido resume um universo sensorial de elegância apurada, uma “experiência de beleza” e cosmética destinada a todas as mulheres, de todas as raças.

SK-II, AS VIRTUDES DO SAQUÉ

Uma das marcas premium em cuidados de rosto na Ásia e com grande penetração nos EUA, baseia o seu sucesso na Pitera™, ingrediente-estrela presente em todos os seus produtos, um complexo exclusivo de vitaminas, aminoácidos, minerais e ácidos orgânicos, com o comportamento idêntico ao da nossa pele. A SK-II nasceu na década de 1970, fruto da investigação de um grupo de cientistas empenhados em descobrir o segredo para uma pele mais bonita e saudável. A sua jornada foi longa, e nem sempre se saldou em resultados satisfatórios, até ao dia em que estes técnicos observaram as mãos suaves e jovens dos antigos produtores de saqué – a tradicional bebida de arroz fermentada japonesa, e a bebida alcoólica mais comum no Japão. Introduzida naquele país por volta do século III, compõe-se de 20% de arroz e 80% de água, aos quais são adicionados cogumelos (Aspergillus oryzae) para a sua fermentação.
Uma vez aplicado na pele, hidrata-a e ilumina-a em profundidade, virtudes de uma substância antienvelhecimento usada sob a forma de loção. A descoberta dos benefícios da bebida observada na unidade de produção de saqué, em Akita (norte do Japão), foi a resposta e está na base da criação da SK-II. Depois de um levantamento exaustivo de mais de 350 linhagens de leveduras, e com todo o detalhe deposto na operação, aqueles cientistas demoraram outros cinco anos no processo de isolamento da única cepa de levedura que, segundo os mesmos, preservava o segredo de uma pele cristalina. Nasceu assim o ingrediente-luxo, Pitera™. Derivado de um processo de fermentação natural, o líquido é rico em vitaminas, aminoácidos, minerais e ácidos orgânicos e em combinação com os nutrientes promove o processo natural de rejuvenescimento da pele.  

Saiba mais em: https://www.sensai-cosmetics.com/pt/en/, http://www.shiseido.pt e https://www.sk-ii.com

Por Isabel Figueiredo

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes