Casas flutuantes – O glamour sobre água

Que tal desfrutar de uma sensação única de tranquilidade, dormir sob as estrelas, mergulhar em águas azuis e apanhar sol numa ilha deserta? É essa a premissa das casas flutuantes. Após inúmeros anos a passar férias nos mesmos locais e a usufruir das mesmas experiências, este pode ser o verão em que se vai aventurar para ter uma experiência única de contacto com a natureza como nunca antes. Portugal oferece algumas opções de alojamento flutuante, um conceito em que as casas assentam sobre as águas de lagos ou rios nacionais, proporcionando vistas sublimes e inspiradoras, e a possibilidade de usufruir de noites tranquilas, sem o ruido habitualmente envolvente. Atente às nossas sugestões e opte pela melhor casa flutuante que se lhe adeque.

Floatwing

Segundo a Nomadic Homes, publicada pela Taschen, a Floatwing da empresa Friday foi eleita como uma das casas-flutuantes mais bonitas do mundo. Tendo estado atracada na Amieira Marina, a Floatwing encontra-se agora fundeado no rio Douro, na marina de Resende, à espera de clientes. Esta casa que está no Douro tem 14 metros de comprimento, o que lhe permite ter uma sala de 25 metros quadrados, cozinha totalmente equipada, casa de banho completa, dois quartos, um com cama de casal e outro com beliche, deck solário e grandes terraços. O fabrico é totalmente português, com materiais que vão da cortiça ao pinho. Produz 80% da própria energia graças a painéis térmicos e fotovoltaicos e possui autonomia para sete dias. Dispõe de tratamento de águas residuais e tem dois motores fora de bordo. Apresentando apenas 0,7 metros de calado, chega praticamente a todo o lado, mesmo em águas pouco profundas. E o seu motor de proa facilita as manobras.

Para além da possibilidade de fazer estadia numa casa flutuante com todas as comodidades, existe ainda uma opção de lazer mais radical: um submarino capaz de levar os mais corajosos a descobrirem o fundo do rio. Com capacidade para duas pessoas em simultâneo, esta experiência tem um sistema de navegação “fácil e seguro” e está a ser comercializada exclusivamente pela empresa Friday.

Oporto Douro Floating House

Também situado a Norte e assumindo-se como a “primeira casa barco do Porto”, a Oporto Douro Floating House é a opção ideal para quem quer visitar a cidade Invicta ou a região circundante, mas que ao mesmo tempo quer usufruir de uma experiência diferente e sem precedentes, podendo pernoitar num local tranquilo, com paisagens relaxantes e uma vista privilegiada para o rio Douro.

Os hóspedes têm ao dispôr um quarto com cama de casal, um sofá-cama, uma casa de banho e uma cozinha totalmente equipada. Conta com um deck na parte superior propício para banhos de sol e é ainda disponibilizado equipamento para praticar desporto: duas bicicletas, stand up paddle, caiaque, boia de diversão e até jet ski.

Com a Floating House pode-se desfrutar de passeios pelo rio Douro, praias fluviais, marinas, passeios gastronómicos, visitas às caves do vinho do Porto, visita às quintas no Douro, incluindo serviços de chaufers privados. Esta casa barco de sonho é diferente de tudo o que pode encontrar.

Barco Casa

Estes originais barcos casa, embarcações situadas no meio do Parque Natural da Ria Formosa, em Faro, permitem desfrutar de um cenário de sonho: o paraíso intocado no coração do Parque Natural (a Ria Formosa foi eleita, em 2010, uma das sete maravilhas de Portugal). As possibilidades para desfrutar de uns dias a bordo destas casas flutuantes são inúmeras, desde banhos na ria à prática de mergulho para observação da vida marinha, pesca desportiva, observação de golfinhos, visitas a praias desertas e, de bónus, assistir ao nascer e pôr do sol com uma vista privilegiada.

Com possibilidades para albergar uma família (o Barco Barra Velha até seis adultos e quatro crianças e o Barco Ilha da Culatra até dois adultos e duas crianças), estas casas flutuantes, em que se sente estarmos numa embarcação de pesca profissional transformada para proporcionar a comodidade de um hotel, incluem uma suite panorâmica, dois quartos duplos e dois sofás-cama. Estes barcos casa disponibilizam ainda uma área de jantar interior, um terraço ao ar livre, para tomar um aperitivo ao pôr do sol, e uma pequena piscina borbulhante.

Para quem não quiser cozinhar, é possível encomendar refeições especiais com custo adicional.

Casas da Ria

Igualmente situado na Reserva da Ria Formosa, que possui o estatuto de parque natural desde 1987, e com o ambiente no coração de toda a operação, este catamarã tem capacidade para quatro pessoas e é movido a luz solar, contando com a sua própria estação de tratamento de águas residuais. Sendo a sustentabilidade ambiental da nossa plataforma uma preocupação para os seus proprietários, trata-se de um alojamento em perfeita harmonia com a natureza envolvente e as suas águas tranquilas com cheiro a iodo e a verão. No que diz respeito a comodidades, esta embarcação portuguesa, 100% ecológica e autossuficiente, conta com paredes forradas de cortiça, conta com um quarto com cama de casal, casa de banho, sala com kitchenette que pode facilmente ser convertida em mais um quarto e um generoso rooftop onde é possível relaxar e apanhar banhos de sol com uma vista de 360 graus sobre a Ria Formosa.

Para além do alojamento, existem diversas atividades disponíveis, de forma a que se possa tirar o melhor proveito da estadia na Casa da Ria: passeio pela vila de pescadores, passeio à volta das ilhas, atividades náuticas como o snorkeling e o paddle, observação de golfinhos e de aves autóctones, observação da vida marinha (cavalos marinhos no seu habitat), massagens a bordo, um brunch especial ensolarado e envolvido pelo mar, uma tardia e longa refeição matinal entre as 10h e as 14h, ou um pôr-do-sol com uma degustação de ostras acompanhadas de espumante. É ainda possível fazer tours gastronómicos, podendo sempre apanhar o próprio jantar (marisco) e confecioná-lo na Casa da Ria. Sendo uma empresa familiar, os proprietários convidam a embarcar uma experiência, que seguramente não vai ser esquecida.

Saiba mais em http://www.gofriday.eu, https://www.barcocasa.pt/pt-pt/ e https://casasdaria.com

Por João Libério

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes