Closet, o seu refúgio de luxo

O closet é muito mais que uma tendência efémera: é o espaço da casa especialmente reservado para guardarmos o nosso vestuário, calçado e acessórios de moda e praticarmos diariamente o ritual de vestirmos as peças que refletem a nossa história, identidade e estilo de vida.

Considerado ainda uma zona privada da nossa casa, e em regra anexado ao espaço de dormir, o closet permite relaxar uns minutos, no início e no final de cada dia, num regresso à sua utilização original, que surgiu no século XVII – um quarto privado no qual se podia ler um bom livro ou usufruir de relaxantes momentos de descanso.

O closet é hoje uma exigência dos clientes em muitos projetos de arquitetura de interiores, com a utilização de novos materiais de qualidade e acabamentos superiores, alguns deles com características de redução do ruído, madeiras exóticas, vidros temperados, portas em harmónio, almofadadas, entre outras qualidades onde se inclui a mais alta tecnologia e iluminação pensada à medida. Tudo isto a pensar na sofisticação e elegância máximas.

A nova tendência é, sem dúvida, a tecnologia, com especial destaque para as gavetas com fechos amortecidos e portas automáticas que abrem facilmente ao mais leve toque. Abrir o closet e poder visualizar todas as peças de vestuário, calçado e acessórios organizados é o sonho de qualquer apreciador de requinte, e uma verdadeira experiência sensorial.

O conceito de open closet (sem portas) ganhou maior protagonismo, revelando o seu conteúdo luxuoso: funciona como uma espécie de espaço expositivo e de afirmação de estilo, através da escolha sofisticada de cores e texturas, e com diversas áreas concebidas para satisfazer todas as necessidades de arrumação.

Personal organizers

Para a perfeita organização do closet, os personal organizers ajudam-nos a selecionar as peças essenciais e a libertarmo-nos de tudo o que já não necessitamos, num momento de transformação que permite aplicarmos o conceito de organização na nossa vida e quotidiano. A organização não é sinónimo de perfeição, mas sim de funcionalidade, redução da acumulação de vestuário e acessórios de moda, poupança de tempo na seleção de cada visual e melhoria na qualidade de vida, sempre tendo em consideração as necessidades individuais.

Investir na organização do closet é uma excelente forma de pouparmos tempo na seleção de outfits para o dia a dia e também uma forma de ganhar espaço para podermos dar lugar às novas peças de vestuário, desfazendo-nos das que já não gostamos ou já não nos servem – e estas, claro, deverão ser doadas em prol de quem mais precisa. A organização do closet permitirá analisarmos o que está em falta e investir em peças com excelente qualidade e durabilidade, apostando em artigos e cores neutras, que ajudam ao máximo de combinações possíveis.

O closet é o espaço, por excelência, que melhor reflete quem somos, espelhando o nosso estilo. Quando bem projetado, envolve-nos num ambiente de puro charme em poucos metros quadrados. E, claro, assegura um momento só nosso, no conforto da nossa casa.

Por Alexandra Lopes

Desenvolve a sua atividade profissional como Consultora e Formadora nas áreas de Imagem Pessoal e Profissional, contando com participações em programas de televisão e rádio, artigos e entrevistas em diversas publicações

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes