O luxo em sua casa e à distância de um clique

previous arrow
next arrow
Slider

O futuro das plataformas de compras online há muito que chegou às marcas de luxo e veio para ficar. Apesar do crescimento deste canal alternativo, a loja física continuará a ser fundamental para um atendimento personalizado e uma relação próxima de excelência, próprios de uma autêntica experiência de luxo.

Na indústria da moda, uma das mais poluidoras do mundo, as compras online vêm reduzir o impacto da pegada de carbono e o desperdício, não só através da diminuição das deslocações às lojas físicas, mas também através da redução da necessidade de amostras de materiais, já que os artigos são apresentados virtualmente, através de imagens/fotografias digitais.

Diversas marcas de luxo já aderiram ao mercado online, mas ainda há alguma relutância por parte de outras em realizar negócios através da plataforma digital. Uma das razões assenta na perda da experiência de luxo que é proporcionada em loja, aos clientes, e que não acontece no momento da compra em plataformas online.

Ainda existe, para muitos, um risco associado à aquisição de vestuário através do canal online, uma vez que não podem experimentar os seus artigos preferidos. Para minimizar essa questão, as marcas estão a implementar crescentes melhorias nas políticas de trocas e devoluções nas compras à distância.

No mercado de luxo, o valor da compra é um fator que gera também alguma preocupação: quanto maior é o valor da compra, maior é o receio de que a encomenda se extravie. Para garantir a segurança nas compras dos seus clientes, as marcas de luxo proporcionam envios de encomendas com seguro de transporte associado e selecionam empresas de transporte de excelência.

Não há razões para recear a aquisição de artigos de luxo por esta via, apesar de ser recomendável investigar previamente as lojas online em termos de reputação e credibilidade no mercado. Por tudo isso, verifica-se um crescente investimento de marcas de luxo na venda através deste canal alternativo, o que elevará a indústria da moda a um nível bastante superior nos próximos anos.

A maior empresa do mundo de venda de artigos de luxo online é a Net-a-Porter e o segundo lugar é ocupado pela empresa portuguesa Farfetch, que tem sede no Reino Unido. A Farfetch é uma plataforma de compras online com uma criteriosa seleção de artigos de luxo, com uma seleção ampla e rigorosa de peças das marcas com maior reconhecimento a nível mundial, modelos únicos ou artigos de novos designers de moda. A Farfetch lançou recentemente a plataforma global de comércio eletrónico da Harrods, loja britânica de retalho de marcas de luxo. O objetivo? Proporcionar aos seus clientes a melhor experiência digital de luxo possível.

Nos próximos anos, serão cada vez mais as marcas de luxo a disponibilizar os seus artigos para venda online. Obviamente, e ao mesmo tempo, a ligação pessoal que os clientes estabelecem numa loja física, para realizar as suas compras, continuará a ser muito importante. Razão pela qual ambas deverão coexistir.

Por Alexandra Lopes

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

LV Crafty

LV Crafty by Louis Vuitton

Uma seleção de peças em couro, sneakers, acessórios, ready-to-wear ou produtos de viagem, entre outras,

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes