#Ficamosemcasa: Plante uma mini-horta com os seus temperos preferidos

O Covid-19 é algo muito sério. Na redação da F Luxury estamos a trabalhar a partir de casa para diminuir as hipóteses de contaminação do nefasto vírus – a dos outros e a nossa -, para não lhe falharmos com os nossos conteúdos. Se está em isolamento social, por que não aproveitar o tempo livre para cuidar do seu jardim, terraço ou varanda e plantar uma mini-horta com os seus temperos preferidos?

No jardim, no beiral da janela ou num vaso, tudo conta, pois temperar a comida com ervas caseiras não tem igual. Crie um espaço dedicado à agricultura doméstica e, com isso, poupe algum tempo nas necessárias e escassas idas ao supermercado.

A escolha de ervas aromáticas e vegetais não é muito vasta, mas com um pouco de imaginação e bricolage é possível criar um espaço específico para estas plantações, que se revelarão muito úteis para a culinária do dia-a-dia.  

Escolha o espaço adequado

Para que a sua nova horta tenha sucesso é necessário que seja produzida com as condições necessárias. Não se esqueça de que as plantas precisam de sol, água e solo próprio. Algumas plantas necessitarão de ser movidas para o exterior para que apanhem sol diretamente, pelo que as janelas com um peitoril generoso ou uma varanda são uma grande ajuda.

Selecione o que pretende plantar

Poder optar pelo mais básico: um pouco de cada erva aromática que possa ser criada em casa. Algumas opções incluem orégãos, hortelã, salsa, alecrim e tomilho. Poderá também optar por tomateiros, morangueiros, cenouras, beterrabas, rabanetes, espinafres, cebolinho, alface, abóboras e pepinos. Algumas plantas vêm já em vasos, mas poderá, na altura certa, transplantá-las para os vasos que pretende usar.

Seja criativo na escolha do tipo de vaso

Dê asas à sua imaginação. Não é necessário ser um vaso comum para cada planta. Poderá optar por vasos grandes ou vasos improvisados, como frascos de diversos tamanhos, canecas ou chávenas velhas, garrafas de plástico, caixas de madeira ou até latas de feijão.

Faça pesquisa

Antes de se dedicar à plantação, certifique-se de que sabe o que deve plantar na sua pequena horta. A internet é uma excelente forma de conhecer as várias dúvidas, das necessidades em relação ao sol (luz direta, luz natural ou sombra), à rega e se pode ser plantada em grupo (e quanto espaço se deve deixar entre elas) ou, pelo contrário, se deverá ser plantada isoladamente num vaso separado das outras plantas. Deverá, inclusivamente, pesquisar o tipo de solo para cada planta, entre outros cuidados específicos, para nada falhar.

Identifique as plantas

Pode optar por vasos de ardósia para escrever o nome da planta ou usar placas de identificação com cartolina com o nome escrito e molas da roupa para as prender, entre outras opções criativas.

Prepare e plante

Depois de ter preparado tudo o que é necessário para a sua horta interior – terra, vasos, sementes, sistema de rega, iluminação especial (caso necessário) e todos os utensílios de jardinagem necessários -, chegou a hora de colocar mãos à obra e fazer a sua horta. Nesta altura já deverá ter bem presente quando e o que vai plantar, quando deverá colher as suas aromáticas, e não só, e os cuidados que as plantas exigem, pois são várias as atenções especiais que não podem ser postas de parte.

Depois de montar a sua horta cuide dela de acordo com as necessidades de cada planta. Não pode falhar nunca sob pena da planta secar ou ser regada em demasia e morrer.

Algumas considerações importantes:

Quais as combinações de plantas que podem ficar juntas?

– Salsa + Tomate + Pimenta

– Tomate + Manjericão +Tomilho

– Morango + Tomilho + Manjericão

– Couve + Alecrim + Tomilho

– Alecrim + Sálvia + Tomilho

– Cebolinha + Pimenta + Orégãos

– Cebolinha + Sálvia + Tomilho

– Coentros + Sálvia + Tomilho

– Alface + Manjericão + Hortelã

Quais as plantas que não podem ficar no mesmo ambiente?

Se forem plantadas juntas, algumas espécies atrapalham o desenvolvimento umas das outras. Por exemplo: Alface e Salsa / Couve e Morango / Couve e Tomate / Sálvia e Orégão.

Por João Libério

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Summer choices #3

As nossas escolhas para si e para a casa, em tom estival, parte III. 1.

Penha Longa Spa & Natura Bissé

Recentemente, a convite do Penha Longa Spa, eleito pelos World Luxury Spa Awards de 2017 como o Portugal’s Best Luxury Resort Spa, tive a oportunidade de desfrutar de um tratamento inovador que adorei e que, por isso, escolhi partilhar consigo.

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

Mônica Rosenzweig

Natural do Rio de Janeiro, a designer de joias viu a sua criatividade ser o