Opções para aproveitar melhor o tempo em família

Os acontecimentos das últimas semanas levaram praticamente o mundo inteiro ao isolamento social. Alguns podem trabalhar através de casa, outros não, e se juntarmos crianças a este cenário, em que existe demasiado tempo livre e em que todas as opções de entretenimento têm de estar algures dentro de casa, torna-se difícil responder à questão “o que fazer?”.

Num momento em que o tédio muito provavelmente vai estar na ordem do dia, a nossa imaginação é desafiada. As primeiras ideias são as óbvias: ler aqueles livros que estão há meses à espera de ser abertos, aproveitar para escrever e expandir os pensamentos através do papel e da caneta ou do computador, ou ainda assistir aos filmes e às séries que antes destes tempos conturbados e atípicos não tivemos tempo para ver.

Mas tudo isso são opções que, ao fim de um tempo, vão tornar-se, por si só, entediantes e aí teremos de ser criativos. Vivemos num mundo digital e é aí que surgem alguns dos maiores aliados para estes dias. Por que não aproveitar para tirar um curso online ou participar num treino físico que está a ser dado em direto através das redes sociais? Aproveite para cultivar a mente e corpo.

Mais difícil será para quem tem crianças em casa e não quer que estejam apenas dependentes de videojogos, tablets e da televisão. Uma vez que estão privados do contexto escolar, será importante manter o estímulo intelectual, quer junto das crianças quer dos jovens. Jogos didáticos e puzzles, trabalhos manuais com materiais recicláveis ou com objetos e roupas que já não são usadas são algumas das opções em cima da mesa até porque, para além de estimularem a mente, contribuem para unir os laços familiares. Assim como ver um filme de que todos gostam, jogar às charadas ou simplesmente conversar. Há quanto tempo é que não passa um serão assim com a sua família? Desfrute do momento.

É também importante que as crianças e os jovens não deixem de ter uma rotina. Incentive-os a rever matéria e a fazer os trabalhos que os professores vos têm feito chegar, delegue tarefas domésticas para que se sintam parte importante do seio familiar.

Esta é uma época em que é desincentivada a socialização e o sair à rua. Porém, se forem tomadas as devidas proteções, por que não ir andar de bicicleta com os seus filhos para um sítio isolado, passear o cão juntos ou fazer uma corrida ou uma caminhada em família?

Cuide de si e dos seus, mantendo-se saudáveis física e psicologicamente, e sempre com uma atitude preventiva e positiva, porque melhores dias virão.

Por Filipa Mourão

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Summer choices #3

As nossas escolhas para si e para a casa, em tom estival, parte III. 1.

Penha Longa Spa & Natura Bissé

Recentemente, a convite do Penha Longa Spa, eleito pelos World Luxury Spa Awards de 2017 como o Portugal’s Best Luxury Resort Spa, tive a oportunidade de desfrutar de um tratamento inovador que adorei e que, por isso, escolhi partilhar consigo.

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

Mônica Rosenzweig

Natural do Rio de Janeiro, a designer de joias viu a sua criatividade ser o