Icónicas barbearias pelo mundo, ao serviço da beleza masculina

Se antes a cadeira de couro reclinável era sinónimo de partilha de confidências e de um momento reconfortante, entre toalhas fumegantes e espumas fofas, hoje o sentimento não é muito diferente. A nossa escolha é de luxo, e recomenda-se.

Não surpreende que os homens hoje prefiram um barbear à moda antiga, tal como os seus pais ou avós o faziam na barbearia da esquina, e da sua confiança. As experiências misturam memórias, fragrâncias, sensações… Porém, estes homens hoje querem fazê-lo em barbearias cool, com emolientes luxuosos e até, talvez, uma bebida a acompanhar. Não é que os seus comportamentos estejam a mudar, é antes uma atualização e um reviver de vivências. As barbearias voltaram em força, das casas centenárias, num registo de charme e da elegância de outrora, aos novos espaços rockabilly e trendy. A nossa viagem ao universo sensorial das barbearias de luxo percorre várias cidades do mundo. Sente-se e relaxe.

La Barbière de Paris à l’Hôtel de Crillon

La Barbière de Paris à l'Hôtel de Crillon

Para comemorar o estilo de vida francês, o Hôtel de Crillon optou por criar uma barbearia em parceria com a La Barbière de Paris, regularmente considerada uma das melhores de toda a cidade e com quem partilha os valores de excelência e know-how. Este espaço está localizado no piso térreo, no coração de uma galeria inteiramente dedicada ao homem. Uma vez instalado na sublime poltrona Belmont, cada cliente será aconselhado de acordo com a sua morfologia, depois sublimado pelas mãos especializadas de La Barbière de Paris. São os profissionais que irão aconselhar entre o tamanho da barba ou do bigode, barbear ou cuidar da barba com vapor. La Barbière de Paris está acessível a todos os hóspedes do Hôtel de Crillon e a quem chegar de fora.

Saiba mais em: www.labarbieredeparis.com/fr

Barbería Royal, Cidade do México

A Barbería Royal, na Cidade do México, decorada em preto e dourado, é talvez a barbearia mais bonita do mundo. Está localizada ao nível da rua, num bairro historicamente importante. O segredo que faz a Barbería Royal parecer tão refrescante e eclética é o seu teto, deslumbrante, com recortes refletivos. O espaço está elegantemente dividido em duas áreas: a barbearia propriamente dita – com todos os seus acessórios, incluindo cadeiras originais da década de 1950 estofadas em couro amarelo mostarda -, e a área de espera com bar de cortesia, bem abastecido. Os homens com personalidade e estilo encontram aqui uma experiência autêntica, inspirada na herança das barbearias antigas. E em cada detalhe a Royal quebra os estereótipos clássicos de um corte de cabelo ou um tratamento de barba e bigode.

Saiba mais em: barberiaroyal.com

Pankhurst, Londres

É a barbearia que Daniel Craig – o ator que veste a pele de James Bond -, os elementos da banda Blur e a equipa nacional de rugby de Inglaterra elegem para uma renovação do visual. A casa, com nome feito, oferece uma experiência completa, o acesso a um speakeasy, um clube de cavalheiros e um salão de luxo, tudo sob o mesmo teto que ainda exibe cadeiras estofadas à mão pelos artesãos de couro da Bentley Motors, tornando-as nas mais suntuosas da cidade de Londres para quem se senta para fazer ou, simplesmente, aparar a barba. Verdadeiro refúgio de masculinidade, perto de Carnaby Street, foi fundada por Brent Pankhurst e é composta por uma equipa dedicada. Quem entra na Pankhurst pode ainda servir-se de um uísque Johnnie Walker, tomar um café, conversar e fazer negócios, além de cortar o cabelo.

Saiba mais em: pankhurstlondon.com

Black Beard, Moscovo

Black Beard, Moscovo

Na Black Beard os elementos contrastantes convivem em harmonia, desde o piso e as paredes grafitadas até às clássicas cadeiras de barbeiro e portas de espelho. A B&V, em colaboração com Pavel Vlasov e Sergey Bryukhanov, queria criar um espaço masculino que combinasse o glamour de um café com os escritórios minimalistas no maior centro de negócios da Rússia. Esta eclética barbearia divide-se em três secções: a área de trabalho, a área de bar e a zona destinada a outros serviços (os homens também precisam de pedicura). Propõe um ambiente descontraído, em virtude da sua atmosfera lofty, e do ambiente simpático e convidativo. Uma verdadeira inspiração para homens, onde um copo de vodka é tão importante para descontrair como aparar barba.

Saiba mais em: blackbear.moscow

Cut Throat Barber & Coffee, Amesterdão

Cut Throat Barber & Coffee, Amsterdão

Quem diria ser possível coexistir um barbeiro e um bartender a laborar no mesmo espaço! Na Cut Throat Barber & Coffee é isto que encontramos. O lugar sugere um conceito inédito no mundo, que combina a renomada experiência em barbearia com um restaurante completo e um bar de cocktails. Com fantásticas cúpulas em tijolo amarelo, o espaço, projetado pelo TANK Studio, fica perto da Praça Dam, em Amesterdão. Quando nasceu, a Cut Throat nunca se afirmou sobre um visual ou uma tendência, mas antes pela criação de um espaço onde gostamos de estar, de desfrutar de uma cerveja artesanal ou degustar um brunch e sair com um necessário corte de cabelo ou barba bem aparada, naturalmente.

Saiba mais em: cutthroatbarber.nl

Argyle League, Houston

Localizada no coração de Montrose, a The Argyle League é o principal ponto de encontro de homens que gostam de cortes de cabelo modernos e barbas trendy. Portanto, a olho nu, diríamos tratar-se de uma barbearia que oferece serviços de beleza masculinos, mas também um lugar para os homens se tornarem melhores versões de si mesmos, aprenderem a arte do estilo e divertirem-se um pouco no processo. A Argyle é da colheita das barbearias sofisticadas e voltadas para o homem, num ambiente de saudável fraternidade e convida a um bourbon grátis aos seus clientes. Quanto ao espaço, as paredes brancas com texturas promovem uma luz acolhedora, as madeiras escuras e as antiguidades escolhidas a dedo são masculinas e glamorosas. Se estiver em Houston, faça aqui a barba, corte de cabelo ou engraxe os sapatos.

Saiba mais em: theargyleleague.com

1847, Dubai

Embora tenha como designação um número, tal nada tem de estranho já que se trata da primeira casa dedicada inteiramente à beleza masculina, não apenas no Dubai como em todo os Emirados Árabes. Localizada no Grosvenor House Hotel, no centro do Dubai, a 1847 oferece os serviços regulares – barba, cabelo e bigode –, mas também inclui outros, dos VIP aos tratamentos de luxo, cuidados tradicionais ou mesmo coloração da barba. Para completar, a 1847 ainda inclui no seu interior um salão exclusivo para serviços de grooming com massagem facial, manicure e pedicura, portanto todo um must-go se a sua busca por barbearias luxuosas está nesse nível de particularidades.

Saiba mais em: 1847formen.com

Barbearia Campos, Lisboa

À boa maneira antiga portuguesa? Chegou ao sítio certo. Com mais de cem anos, a Barbearia Campos, fundada em 1886 por José Augusto Campos, é digna de ser (re)conhecida. Começou por estar instalada na Avenida da Liberdade, antes de se mudar para a atual morada, no Largo do Chiado e é hoje gerida pela terceira geração da família. Esta histórica barbearia já teve honras de prosa em diferentes publicações e recebeu ilustres clientes como Almada Negreiros, Fernando Pessoa, Ramalho Ortigão, Vasco de Santana ou, mais recentemente, Artur Agostinho, entre demais figuras importantes do país e do mundo. Embora a placa da porta diga “Cabelleireiro”, a Campos é uma barbearia exímia no aparo, corte e desbaste masculino.

Saiba mais em: facebook.com/Barbearia.Campos

Por João Libério

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes