Louis Vuitton inaugura nova loja em Osaka, Japão

A Louis Vuitton anunciou recentemente a inauguração da Louis Vuitton Maison Osaka Midosuji. Aberta a partir de dia 1 de fevereiro, esta loja é o resultado criativo de uma estreita colaboração entre os arquitetos Jun Aoki e Peter Marino, que partilham um relacionamento de longa data com a Maison francesa. A nova loja de quatro andares reflete a herança de Osaka como o porto mais importante do Japão e destaca o crescente papel da cidade como um centro internacional de viagens.

Em cooperação com o célebre chef Yosuke Suga, o Le Café V, o primeiro café Louis Vuitton, fica no topo da Louis Vuitton Maison Osaka Midosuji, ‘guardando’ a entrada secreta do Sugalabo V, o restaurante exclusivo de Yosuke, também localizado na Maison.

O arquiteto Jun Aoki é conhecido pelo seu trabalho em várias lojas Louis Vuitton, famosas no Japão, e em todo o mundo, incluindo a da Quinta Avenida de Nova Iorque. Com base na história de Osaka enquanto cidade marítima, Aoki imaginou uma estrutura branca clara e arejada inspirada no tradicional cargueiro Higaki-Kaisen e nas suas velas ondulantes. A pureza da fachada é reforçada pelo uso de motivos de redes de metal ao nível do solo, dando a impressão de um navio flutuando na água.

O design da fachada também facilita a entrada da luz natural nos espaços interiores. Ao iluminar os diferentes níveis, a loja respira a energia da cidade, oferecendo aos clientes uma sensação de calma e descanso.

A celebração de cores turvas e lúcidas anuncia a inauguração da nova Maison na famosa área de Midosuji de Osaka. Em colaboração com o artista Kenta Cobayashi – o fotógrafo da campanha publicitária masculina de outono-inverno 2019 da LV -, foram moldadas distorções de cristal líquido numa escultura, feita à medida, que cruza as vitrines da loja. Em jeito de justaposição à arquitetura da Maison, em si uma homenagem poética ao minimalismo do artesanato japonês, estas janelas esbatem as linhas entre fantasia digital e realidade, uma especialidade das imagens de Cobayashi, e reconhecem o Japão como um centro de tecnologia.

Madeira, Metal e Papel

No interior, o arquiteto Peter Marino seguiu inspirações semelhantes, ligando os quatro andares da loja à inspiração no mar e na cultura tradicional japonesa. Nos espaços destinados a uma oferta completa dos diferentes universos e coleções da LV, os pisos de madeira dão a impressão de deques, com pilares revestidos a madeira e tetos metálicos que lembram o espírito de um grande navio que embarca numa emocionante aventura. Os materiais tradicionais japoneses, como madeira e papel washi de origami, estão por toda parte. Os vastos espaços são trabalhados para criar volumes variados, desde salões espetaculares a cantos e salas mais íntimas.

O piso térreo é dedicado aos acessórios femininos; por seu turno, o mezanino, dedicado à bagagem e à Arte da Viagem permite que os visitantes obtenham uma vista dos volumes generosos do salão principal. Projetado especialmente para a abertura da Maison, o espaço exibe peças exclusivas para a clientela feminina, caso do hoody de vison, o rególio Tambour em azul safira ou o colar B

Blossom, além de uma oferta completa do pronto-a-vestir e acessórios femininos assinados por Nicolas Ghesquière, diretor artístico da Louis Vuitton, a ocupar o terceiro andar.

O quarto andar é o espaço destinado às propostas para homem do diretor artístico da Louis Vuitton Men, Virgil Abloh, onde se exibem as peças exclusivas do desfile de moda primavera-verão 2020, e que incluem calças cargo, um hoody, a carteira de pele Taurillon e óculos de sol.

Além da moda, a linha de design para a casa LV Objets Nomades imprime uma estética colorida ao espaço. Lançada em 2012, a coleção Louis Vuitton Objets Nomades mantém viva a longa tradição da empresa de peças inspiradas em viagens, eximiamente criadas. Alguns dos mais renomados designers da atualidade, incluindo Yoshioka Tokujin, Atelier Oi e Nendo, entre outros, imaginaram 56 impressionantes ‘Objets’, fabricados pela Louis Vuitton. Intuição, desejo e prazer cruzam-se na coleção de Objets Nomades que prossegue a tradição da Louis Vuitton de oferecer designs inspiradores e surpreendentes ancorados na evolução do imaginário das viagens.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

CH Under the Sea

O fascinante mundo marinho de Carolina Herrera ganha vida na nova edição limitada de CH