Byredo estreia-se na joalharia

Ben Gorham une-se a Charlotte Chesnais para lançar Value Chain

De certa forma, as fragrâncias e as joias desempenham um papel contraditório, concebido para elevar a personalidade de quem as usa, mas também por se tornarem um elemento quase impercetível do carácter da nossa personalidade.

Segundo Ben Gorham, fundador da Byredo, a joalharia deve ser quase invisível, mas possuir simultaneamente verdadeira força. Gorham foi influenciado por esta dicotomia há cerca de um ano, quando pediu à joalheira de Paris, Charlotte Chesnais, que criasse uma linha de joias simples para a sua marca. Como símbolo da parceria criativa, Ben Gorham e Charlotte Chesnais lançaram Value Chain, uma coleção de correntes, anéis e brincos de aparência minimalista.

Desde peças da sua mãe de origem indiana a designs dos índios Navajo do meio do século, as joias há muito que fascinam este ex-jogador profissional de basquete, que lançou a Byredo em 2006 com uma série de aromas exclusivos de nicho. Estudos científicos confirmam que, de todos os sentidos, o cheiro oferece a melhor lembrança. Por isso, desde o seu lançamento, a marca de perfumes de luxo Byredo conquistou os corações e a imaginação dos londrinos e do mundo da moda. Difícil hoje seria não encontrar alguém na cidade que não cheirasse a uma das fragrâncias de culto da marca, tais como Gypsy Water, Bal D’Afrique ou Blanche. Já para não falar das suas velas…

Porém, esta não é a primeira vez que Ben Gorham sai da sua zona de conforto… Depois de se interessar por artigos para o lar e cuidados com o corpo, a sua marca produziu a primeira linha de carteiras em 2017, um acontecimento que fez despertar o interesse de Gorham por trabalhos em metal. Agora, na estreia da Byredo no mundo das joias, a coleção Value Chain, criada em colaboração com Chesnais surge inspirada na corrente que ela criou para Gorham.

Chesnais, que fundou a sua marca sob o mesmo nome em 2015, é conhecida pelos seus desenhos esculturais e assimétricos que jogam com metais e interagem com o corpo. Esta a designer de joias criou, inclusive, joias de desfile para Balenciaga e Paco Rabanne, tendo conhecido Gorham ao projetar sob Nicolas Ghesquière para Balenciaga. Há uma beleza na engenharia das peças de joalharia de Chesnais. As suas várias peças são uma demonstração de artesanato e engenhosidade.

Value Chain apresenta diamantes de prata esterlina, ouro e pavé utilizados em pulseiras, colares, brincos e anéis, com foco num design unissexo e onde a natureza elementar da coleção é paralela ao âmago redutor do perfume original da Byredo: limpa, pura e sem demasiados brilhantes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes