Uma viagem pelas histórias das casas de alta joalharia

Descubra as exposições de marcas emblemáticas

Existem joias que se apresentam como autênticas obras de arte, quer pelo seu detalhe e minúcia, quer pela envergadura da obra em si. Por esse motivo, marcas de alta joalharia, como a Chaumet, Bvlgari e Tiffany & Co, prepararam, para este ano, exposições com peças únicas que contam a história de cada marca.

O Fórum Grimaldi, no Mónaco, recebeu a primeira desta rota de exposições de alta joalharia: Chaumet in Majesty, Jewels of Sovereigns since 1780. Símbolos de poder, elegância e feminilidade, a exposição foi dedicada aos diademas e tiaras e contou com o apoio do príncipe Alberto. Com quase 240 anos de história, a Chaumet levou os visitantes numa viagem pelo culto e evolução da tiara, dividida em seis temas e contando com cerca de 250 peças de joalharia. Esta exposição foi também uma homenagem às mulheres que a marca considera extraordinárias e à própria marca pelo seu percurso desde o século XVIII até hoje. Depois das grandes exposições que teve em Pequim, em 2017, e em Tóquio, em 2018, a Chaumet regressou à Europa com esta mostra no Mónaco, onde continua a revelar peças raras, algumas que podem ser vistas em público pela primeira vez.

Até dia 3 de novembro, viaje até Roma e descubra a impactante exposição Bvlgari, The Storm, The Dream. A casa joalheira com mais de 130 anos preparou uma exposição retrospetiva da sua história, onde poderá ver mais de 170 joias, incluindo algumas do arquivo da marca e de coleções privadas. A exposição encontra-se dividida em dois espaços: inicia no Palazzo Venezia, com o fundador da marca, Sotirio Bulgari, e termina no Castel Sant’Angelo, com as joias mais icónicas, utilizadas por estrelas do grande ecrã. Não perca a oportunidade de ver ao vivo o sautoir em platina com safiras e diamantes que Richard Burton ofereceu à atriz Elizabeth Taylor no seu 40.º aniversário. A exposição conta ainda com 80 vestidos haute couture da coleção privada de Cecilia Matteucci Lavarini.

A partir de dia 23 de setembro, e até 10 de novembro, o Fosum Foundation Shangai, em Xangai (China), recebe a grande exposição da Tiffany & Co. a propósito da celebração dos seus 180 anos. Tiffany, Vision & Virtuosity traz-nos uma viagem pela história da marca, dividida em seis capítulos recheados de peças memoráveis. Por exemplo, na sala Blue Is The Color of Dreams, poderá descobrir o ovo em Azul Tiffany, tal como pedras coloridas, como as safiras Montana e as tanzanites, descobertas pela marca e popularizadas pela mesma; no espaço Tiffany Love, terá a oportunidade de ver peças que celebram histórias de amor, como as presentes no fime Breakfast at Tiffany’s, protagonizado por Audrey Hepburn e que foi um dos grandes promotores da marca.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

Joias de cabelo

Incontornáveis na passarela das últimas semanas de moda de Paris e Nova Iorque, os adornos

Bárbara Lourenço

Veja a produção da atriz portuguesa, um exclusivo com maquilhagem Guerlain, capa da edição #26