A experiência no novo Tsukiji

Projeto do chef Paulo Morais supera expectativas

O percurso do chef Paulo Morais, o mais conceituado sushiman português, não deixa indiferente a crítica e o público, merecendo, por isso, uma atenção e ansiedade especiais, a cada novo projeto ou proposta. A expectativa gerada em torno do recém-inaugurado Tsukiji, situado em Belém, a apenas dois passos do Mosteiro dos Jerónimos, confirma exatamente essa regra. A excelência é proporcional à exigência, elevando, desta forma, o desafio – com o seu novo restaurante Tsukiji, Paulo Morais assume essa “obrigação”, procurando alcançar um equilíbrio, em todas as vertentes, permitindo justificar a escolha do visitante: o espaço, o serviço e a carta.

A F Luxury foi conhecer o conceito e, numa primeira análise, é justo afirmar que as elevadas expectativas foram plenamente correspondidas; ou, em alguns casos, mesmo superadas. No Tsukiji, o chef Paulo Morais recebe com o objetivo de dar a conhecer tudo o que aprendeu e trabalhou ao longo de 30 anos de carreira. O peixe continua a ser o seu ingrediente de eleição, o grande protagonista da carta, desta vez, num espaço amplo, com lotação para 90 pessoas, trabalhado pelo arquiteto Tiago Rodrigues, bem localizado e decorado – uma aparência de traços minimalistas, num ambiente composto por luz natural, sem abdicar das naturais referências ao mar, e que transmite conforto e enorme tranquilidade.

O serviço corresponde ao patamar de qualidade definido: simplicidade, simpatia e cuidado para com o visitante; uma equipa atenta e eficiente, trajando uniformes com padrões e cores alegres e exóticos, desenhados pela conceituada estilista Alexandra Moura. É este, aliás, o registo de uma refeição completa no Tsukiji, onde a presença viva das cores e sabores surge sempre, sem exceção, em cada copo e cada prato.

A carta é dedicada aos sabores asiáticos, japoneses e também portugueses, um conceito de fusão que une os vários universos em que se baseiam as criações de Paulo Morais. No Tsukiji, a prioridade vai para a utilização de produtos da temporada – a exemplo dos outros projetos de Paulo Morais (tal como acontece, aliás, no exclusivo Kanazawa) –, o que garante, desta forma, um lote de novidades alargada a cada nova experiência, numa seleção que inclui mariscos, peixes (com destaque para a grande seleção de sashimi e sushi), mas também carnes e sobremesas deliciosas, da autoria da chef pasteleira Miyuki.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes

Mônica Rosenzweig

Natural do Rio de Janeiro, a designer de joias viu a sua criatividade ser o