O novo e imponente Nikkei

Restaurante funde os sabores do Japão e do Peru

Já aqui falámos da segunda vida do histórico Vela Latina, restaurante que Salvador Machaz se propôs modernizar com os sócios Viviane e Jorge Leote. Essa modernização passou, obviamente, pelo próprio Vela Latina, mas também pelo seu antigo bar, que já não existe e que deu lugar ao novo Nikkei, que reproduz a famosa cozinha peruana de influência japonesa. O restaurante aposta na técnica nikkei, daí o seu nome, que faz a fusão das cozinhas peruana e japonesa. E, claro, situa-se também na Doca do Bom Sucesso, em Belém, Lisboa. Uma vez mais, a F Luxury foi convidada a experienciar esta novidade.

A história do Nikkei começou com o Waka, em Cascais, também pertencente ao grupo, mas a sua história remonta à época da grande vaga de emigração de trabalhadores japoneses para o Peru entre o final do século XIX e o início do século XX, mão de obra para trabalhar, sobretudo, em minas, nas plantações de açúcar e na construção de linhas férreas.

O espaço, agradável e imponente, está decorado em tons escuros, sobressaindo, numa das paredes, um grande retrato de uma personagem nipo-peruana. Da cozinha-balcão do chef Maurício Pardom partem pratos como os óbvios ceviches, com vários peixes e acompanhamentos, e tiraditos, equivalente ao sashimi, mas temperados com um molho mais cítrico e picante. As causitas também figuram e são uma espécie de tapa com um rolo de sushi, mas com batata na base. Há ainda alguns pratos quentes. E, para acompanhar, porque não um pisco sour?

Depois de mais esta aposta do Vela Latina, fica só mesmo a faltar a tal esplanada a ser inaugurada neste verão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes