Fifty Seconds by Martín Berasategui

Sofisticação a 120 metros de altura

O Fifty Seconds é o primeiro restaurante de Martín Berasategui, chef com dez estrelas Michellin, em Portugal. Situado no topo da Torre Vasco da Gama e integrado no hotel Myriad by Sana, o espaço abriu em novembro do ano passado, naquilo que foi o reforço da aposta do Grupo SANA na restauração.

No Fifty Seconds, o mar domina o conceito, não fosse este restaurante de fine dining sobranceiro ao Rio Tejo e com vista para o Mar da Palha. No elevador, que leva 50 segundos a subir, o que deu nome ao restaurante, deparo-me com temas aquáticos num ecrã numa das suas paredes. Chegada à sala, fui recebida por Inácio Loureiro, o famoso sommelier que é o chefe de sala do Fifty Seconds.

O brilho do cobre e dos azuis fumados chamaram-me a atenção para o elegante ambiente, onde denoto que o mobiliário e a iluminação, sem esquecer os acessórios, foi tudo pensado e criado para conferir uma personalidade própria e uma envolvente cosmopolita e sofisticada.

Uma vez acomodada, pude experienciar o menu degustação, com pratos inspirados nas personalidades gastronómicas do chef espanhol Martín Berasategui e do chef executivo português Filipe Carvalho. Comecei com o Mil-folhas Caramelizado de Foie Gras com Maçã Verde e Enguia e a Brandade de Bacalhau com Maionese de Manzanilla e Yuzo; passei de seguida para a inesperada Ostra com Sumo de Azeitonas Verdes, Emulsão de Wasabi e Crocante de Algas; para a Gema de Ovo em Carbonara de Ervas com Lâminas de Beterraba e Carpaccio de Papada e a deliciosa Pá de Borrego de Leite com Soro de Parmesão e Cogumelos Silvestres, sem esquecer a lindíssima Salada de Verduras, Ervas e Pétalas Brotes com Puré de Alface e Caranguejo Real.

Para finalizar, degustei Framboesas à Flor de Hibiscos, Gelado de Manjericão e Sésamo Negro e a Infusão de Arroz, Leite e Cardamomo, Pistáchio, Yuzu e Kalamansi. Para além do Menu Degustação a que tive acesso, também é possível optar pelo menu Fifty Seconds ou selecionar pratos pela carta.

O Grupo SANA, que tem vindo a reforçar a sua aposta no setor da restauração com projetos como o SUD Lisboa, vem agora afirmar-se neste campo com o Fifty Seconds by Martín Berasategui. E fá-lo de forma a poder ganhar novas estrelas, com este projeto inovador que coloca Lisboa no mapa da restauração a nível internacional.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

/ Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

F is for… feeling alive

Esta rentrée parecer ter um outro sabor, marcando efetivamente o reinício das atividades com uma

/ Artigos Recentes

Artigos Recentes